Ciência e Tecnologia
Mast lança informativo com programação especial
Popularização da ciência
O Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast) completa neste mês 30 anos de atividades e programou uma série iniciativa para comemorar a data. A programação científica completa está disponível para acesso no informativo on-ine Portal InforMast.
O boletim deste mês traz, além da programação especial, entrevista exclusiva com a diretora do Mast, Heloisa Maria Bertol Domingues, que faz uma análise sobre o contexto de criação da instituição, a importância de suas áreas de atuação, e fala de suas expectativas quanto ao futuro institucional.
A edição também fornece informações sobre os eventos "Mast Colloquia - 30 Anos de Parcerias no Mast", Seminário "Mast 30 anos" e os caminhos para as inscrições para 13ª edição do Curso de Segurança de Acervos Culturais que acontecerá de 25 a 29 de maio.
A vida do cometa Halley é o tema da coluna "Além do Céu" deste mês e a pesquisadora da Coordenação de Educação em Ciências do Mast Sibele Cazelli comenta sobre as primeiras grandes ações de divulgação científica da unidade de pesquisa vinculada na segunda metade da década de 80.
O leitor ainda poderá conferir o artigo “Uma discussão acerca da presença de museus na internet: a era das redes sociais e o Observatório Virtual como o espontâneo Museu do Universo Observável” de Tania Pereira Dominici, publicado na Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio
Nos dias 7 e 8 de março, os visitantes ainda terão a oportunidade de aprender ciência de maneira divertida, em atrações que utilizam princípios científicos para estimular o pensamento, a capacidade de questionar e a criatividade.
Sobre o Mast
Fundado em 8 de março de 1985, o Museu de Astronomia e Ciências Afins é resultado do esforço de um grupo de cientistas que aspiravam um espaço dedicado à memória e difusão da ciência brasileira.
Além das questões de preservação científica, a instituição, que ocupa o antigo prédio sede do Observatório Nacional, nasce também com o propósito de difundir e popularizar a ciência.
Ao visitar o Mast, o público tem a oportunidade de conhecer o maior projeto arquitetônico da astronomia brasileira. Atualmente, o prédio abriga cinco exposições, sala de atividades, reserva técnica, uma biblioteca e outros.
No primeiro pavimento é possível encontrar a expo “Olhar o Céu, Medir a Terra” e as salas da Reserva Técnica, com instrumentos científicos do Observatório Nacional.
No segundo pavimento, tem a biblioteca do Mast e as exposições “Fotografia: Ciência e Arte” e “Um Olhar nos Espaços da Dimensão 3”. No pavimento térreo tem: as expos “ As Estações do Ano, a Terra em Movimento” e “Imagens do Céu: Ontem e Hoje”, um auditório, a sala “Evolução e Diversidade” e a sala de atividades (aberta geralmente nos fins de semana para a sessão do planetário e oficinas).
Fontes:
Portal Brasil com informações do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e Museu de Astronomia e Ciências Afins
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















