Ciência e Tecnologia
Mast promove palestra sobre parceria com Federal do Rio de Janeiro
Diálogos
O Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast) abordará, em palestra nesta quarta-feira (25), a parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (Unirio).
Este será o primeiro debate de 2015 no ciclo de palestras Mast Colloquia, que neste ano traz uma programação especial em comemoração aos 30 anos de atividades da unidade de pesquisa vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
A parceria do Mast com a Unirio será abordada pelos palestrantes Tereza Schneiner e Flávio Limoncic. O evento é gratuito e será transmitido ao vivo no site da instituição. À tarde haverá também o lançamento de livros.
O ciclo anual de palestras Mast Colloquia é realizado desde 1996 e aborda temas ligados às áreas de pesquisa do museu. A atividade faz parte dos esforços do Mast em abrir espaço para a troca de experiências entre profissionais de áreas relacionadas e permitir que alunos de graduação e pós-graduação possam usufruir desse contato.
Sobre o Mast
Fundado em 8 de março de 1985, o Museu de Astronomia e Ciências Afins é resultado do esforço de um grupo de cientistas que aspiravam um espaço dedicado à memória e difusão da ciência brasileira.
Além das questões de preservação científica, a instituição, que ocupa o antigo prédio sede do Observatório Nacional, nasce também com o propósito de difundir e popularizar a ciência.
Ao visitar o Mast, o público tem a oportunidade de conhecer o maior projeto arquitetônico da astronomia brasileira. Atualmente, o prédio abriga cinco exposições, sala de atividades, reserva técnica, uma biblioteca e outros.
No primeiro pavimento é possível encontrar a expo “Olhar o Céu, Medir a Terra” e as salas da Reserva Técnica, com instrumentos científicos do Observatório Nacional.
No segundo pavimento, tem a biblioteca do Mast e as exposições “Fotografia: Ciência e Arte” e “Um Olhar nos Espaços da Dimensão 3”. No pavimento térreo tem: as expos “ As Estações do Ano, a Terra em Movimento” e “Imagens do Céu: Ontem e Hoje”, um auditório, a sala “Evolução e Diversidade” e a sala de atividades (aberta geralmente nos fins de semana para a sessão do planetário e oficinas).
Fontes:
Portal Brasil com informações do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e Museu de Astronomia e Ciências Afins
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















