Ciência e Tecnologia
Ministro e central sindical discutem desafios nacionais
Inclusão produtiva
O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo, recebeu nesta quinta-feira (5) o presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Adilson Araújo, e outros dirigentes da entidade. Eles trataram sobre as possibilidades de colaboração e sobre os caminhos para fortalecer a economia nacional.
"Queremos aproximar o movimento sindical da agenda de ciência, tecnologia e inovação [CT&I]", disse o ministro, após a reunião. "Além das opiniões, sugestões e reivindicações, o movimento agrega apoio político e social a essa agenda."
Aldo Rebelo ainda ressaltou a perspectiva de parcerias e lembrou que os representantes das categorias de trabalhadores já têm assento em instâncias colegiadas ligadas ao MCTI e podem integrar foros gerais e específicos para debater as políticas da área.
Adilson Araújo defendeu que os atuais desafios do País exigem mais investimento em pesquisa e desenvolvimento tecnológico. "Nossa central busca tomar partido no debate estratégico para dar um novo impulso ao País", disse.
"O movimento sindical deseja contribuir, cada vez mais, para a construção de um projeto nacional de desenvolvimento em que a valorização do trabalho tenha centralidade. O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação tem uma grande relevância nisso", completou.
Ele destacou, nesse quadro, a perda de competitividade da indústria e a diminuição do seu peso no Produto Interno Bruto (PIB). "O momento é de muita investigação. Devemos estabelecer um diálogo entre setor empresarial, governo e classe trabalhadora para buscar respostas aos gargalos estruturais, numa construção coletiva", acrescentou.
Pré-sal
Para o sindicalista, a descoberta do pré-sal abre perspectivas de grandes investimentos nos próximos 30 anos, que passam pela construção de plataformas, navios e outros itens, e o Brasil só conseguirá aproveitar a oportunidade se colocar o desenvolvimento científico-tecnológico no centro da agenda e promover a qualificação dos profissionais.
Também participaram da reunião o vice-presidente da CTB, Nivaldo Santana; o presidente da Federação Interestadual dos Metalúrgicos e Metalúrgicas do Brasil (FitMetal), Marcelino Orozimbo Rocha; o diretor da Federação Única dos Petroleiros (FUP) Divanilton Pereira; e o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do Rio de Janeiro (SindMetal), Alex Santos.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















