Ciência e Tecnologia
Palestra discute arqueologia da Amazônia pré-colonial
Pintura rupestre
As representações do corpo gravadas nos artefatos cerâmicos são o foco da palestra "Corpo e identidade: princípios de figuração do corpo nas cerâmicas da Amazônia pré-colonial", promovida pelo Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG).
O evento acontecerá nesta terça-feira (3), às 15h, no campus de pesquisa da instituição, localizado no bairro da Terra Firme, em Belém (PA).
A palestrante, Cristiana Barreto, historiadora e doutora em arqueologia, vai apresentar os resultados de pesquisas realizadas com o Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE) da Universidade de São Paulo (USP).
Na palestra, ela falará sobre a representação do corpo em cerâmicas arqueológicas da Amazônia provenientes de coleções museológicas distintas, principalmente estatuetas e urnas antropomorfas. O evento é gratuito e aberto público.
Cristiana Barreto também é vinculada ao Museu Goeldi, onde desenvolveu a análise de cerâmicas arqueológicas no projeto Arqueologia de Monte Alegre, que deu origem à mostra "Visões – A Arte Rupestre de Monte Alegre". Nos últimos anos, a pesquisadora tem se dedicado à investigação dos universos estéticos da Amazônia pré-colonial e a relação entre estilos das cerâmicas e identidades culturais.
- >> Leia mais.
Fontes:
Museu Paraense Emílio Goeldi
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















