Ciência e Tecnologia
Posse do presidente da Finep acontecerá na próxima segunda (23)
Solenidade
O presidente da Finep, Luis Manuel Rebelo Fernandes tomará posse no cargo na próxima segunda-feira (23), às 10h30, na sede da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), no Rio de Janeiro. O novo representante foi nomeado no dia 10 de março.
Fernandes, que sucede ao professor Glauco Arbix no cargo de dirigente da Financiadora, já ocupou a presidência entre 2007 e 2011.
Perfil
Luis Fernandes, nascido em 1958, é graduado em Relações Internacionais pela Georgetown University, mestre em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia) pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro – IUPERJ, e doutor em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia) pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ).
Atualmente, é professor do Instituto de Relações Internacionais (IRI) da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) e professor adjunto da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Como gestor público, exerceu as funções de Secretário Executivo do Ministério do Esporte (de 2012 a 2015) e Coordenador do Grupo Executivo da Copa do Mundo 2014 (GECOPA), Presidente da Finep (de 2007 a 2011), Secretário Executivo do Ministério da Ciência e Tecnologia (de 2004 a 2007) e Diretor Científico da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro - FAPERJ (de 1999 a 2002).
Glauco Arbix
Glauco Arbix, que deixa a presidência, é professor do Departamento de Sociologia da Universidade de São Paulo (USP). Na gestão dele, segundo informações do portal da Finep, foram contratados 1.694 projetos de pesquisa inovadores, investindo no total, em operações de crédito, R$ 19,5 bilhões.
Sobre a Financiadora
A Finep - Inovação e Pesquisa - é uma empresa pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Foi criada em 24 de julho de 1967, para institucionalizar o Fundo de Financiamento de Estudos de Projetos e Programas, criado em 1965.
O apoio da Finep abrange todas as etapas e dimensões do ciclo de desenvolvimento científico e tecnológico: pesquisa básica, pesquisa aplicada, melhoria e desenvolvimento de produtos, serviços e processos.
Fonte:
Portal Brasil com informações do Finep
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















