Ciência e Tecnologia
Produção de silagem é opção econômica para agricultor
Pesquisa agropecuária
Apresentação de técnicas de produção e silagem de milho, sorgo e capim em sistemas Integrados Lavoura-Pecuária (ILP) reuniu mais de 100 pessoas entre técnicos, produtores, estudantes e fornecedores do setor agropecuário na Embrapa Milho e Sorgo, em Sete Lagoas (MG).
O evento promovido pela Embrapa e seus parceiros abordou o tema "Silagem em Integração Lavoura-Pecuária", em um Seminário e um Dia de Campo realizados na última quarta-feira (11).
O chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Milho e Sorgo, Jason de Oliveira Duarte, ressaltou que o objetivo da Embrapa é oferecer opções tecnológicas em sistemas de Integração Lavoura-Pecuária (ILP) e Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF).
"A nossa ideia é sempre ofertar soluções tecnológicas para que o agricultor possa ter oportunidades de escolha e diversificar a sua produção. O Programa ABC existe há mais de cinco anos e visa o desenvolvimento desses dois sistemas de produção, além de outros, que podem ser aplicados pelos produtores da região de Sete Lagoas, seja em pequenas, médias ou grandes propriedades", afirmou Duarte.
O evento contou com a palestra "Oportunidade de Produção de Silagem em ILP", proferida pelo pesquisador da Embrapa Miguel Marques Gontijo Neto. Ele falou sobre as vantagens de usar a lavoura do milho, do sorgo e do milheto em consórcio com o plantio do capim para a recuperação de pastagens degradadas e também para a produção de forragem.
"O agricultor que trabalha com pecuária precisa ter alimento disponível o ano inteiro para o rebanho, principalmente no período da seca. E a ILP pode ser uma alternativa bem interessante para aumentar a oferta de forragem e de silagem", afirmou o pesquisador.
"O plantio da forragem em propriedade degradada melhora a qualidade e a fertilidade do solo e aumenta a capacidade de suporte das pastagens", disse Miguel Gontijo. Ele destacou também as alternativas para a produção de silagem na ILP.
Entre elas está o plantio de milho ou sorgo mais capim em áreas específicas para a produção de silagem e em áreas de recuperação ou renovação de pastagens; plantio de milheto mais capim em áreas de recuperação ou renovação de pastagens e em safrinha após o plantio do milho para silagem; e plantio de capins em áreas manejadas para produção de silagem e em sobras de áreas sob pastejo.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















