Ciência e Tecnologia
Projeto do Inpe está entre os finalistas da premiação 'MundoGEO'
Tecnologia da informação
O projeto "Plataforma de monitoramento ambiental (TerraMA²)", do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), está concorrendo ao Prêmio "MundoGEO#Connect 2015", na categoria meio ambiente. A melhor proposta será conhecida em 6 de maio.
O TerraMA² é um software livre destinado a qualquer usuário interessado em desenvolver seu próprio sistema operacional de riscos ambientais. O projeto é coordenado pelo pesquisador Eymar Lopes, da Divisão de Processamento de Imagens do Inpe.
A ideia é que o usuário, tendo como base o TerraMA², realize ações a partir de informações disponíveis na internet. Podem ser utilizados dados provenientes de satélites e radares meteorológicos ou ainda modelos de previsões numéricas.
A possibilidade de reunir diferentes bases de informações permite que o TerraMA² seja usado como plataforma para o monitoramento de ocorrências de vários tipos, como incêndios florestais, deslizamentos, enchentes, estiagens e até interrupções na rede de energia.
Criação
A plataforma computacional TerraMA² foi planejada dentro da linha de produtos de base tecnológica inovadora, no domínio de softwares abertos, com extensivo uso de nossa biblioteca geográfica TerraLib.
Ela também atende uma demanda crescente de aplicações de monitoramento, análise e alerta em áreas como qualidade do ar, qualidade da água, gasodutos, barragens de rejeito em área de mineração, incêndios florestais, movimentos de massa do tipo escorregamentos e corridas de lama, enchentes e estiagens.
A TerraMA² provê serviços para busca de dados atuais através da internet, bem como dispõe de serviços para analisar em tempo real dados novos e verificar se uma situação de risco existe.
Sobre a premiação
A premiação é uma iniciativa da Conferência e Feira de Geomática e Soluções Geoespaciais (MundoGEO#Connect 2015). A MundoGEO, fundada em 1998 e idealizadora do evento, é líder na América Latina em soluções integradas de mídia e comunicação para o setor de Geomática e Soluções Geoespaciais.
Ao todo, são mais de 100 mil profissionais cadastrados em seus diversos canais impressos, online e redes sociais.
>> Acesse o site do evento e adquira mais informações.
Fonte:
Portal Brasil com informações do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais e Conferência e Feira de Geomática e Soluções Geoespaciais
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















