Você está aqui: Página Inicial > Ciência e Tecnologia > 2015 > 03 > Projeto inédito do Facebook amplia inclusão digital em comunidade do País

Ciência e Tecnologia

Projeto inédito do Facebook amplia inclusão digital em comunidade do País

Acesso à informação

Laboratório em Heliópolis (SP) integra 'Facebook na Comunidade'. Espaço irá oferecer cursos gratuitos em marketing digital
por Portal Brasil publicado: 18/03/2015 11h21 última modificação: 18/03/2015 11h22
Divulgação/MCTI "Laboratório de Inovação é um dos símbolos dos esforços de democratização que devem ser feitos para transformar a CT&I", afirmou Aldo Rebelo

"Laboratório de Inovação é um dos símbolos dos esforços de democratização que devem ser feitos para transformar a CT&I", afirmou Aldo Rebelo

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo, defendeu a ampliação do acesso às tecnologias digitais para a população que mais precisa da rede mundial de computadores, durante inauguração do Laboratório de Inovação do Facebook, instalado no Centro para Criança e Adolescente (CCA-PAN) em Heliópolis, na zonal Sul de São Paulo.

A iniciativa é resultado da parceria do Facebook com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o Interactive Advertising Bureau do Brasil (IAB Brasil) e da articulação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério de Relações Exteriores do Brasil junto a empresas do Vale do Silício.

De acordo com o ministro, o uso da internet nas comunidades do País permite novas aplicações sociais. "O Laboratório de Inovação do Facebook é um dos símbolos dos esforços de democratização que devem ser feitos para transformar ciência, tecnologia e inovação em serviços acessíveis à população", afirmou.

"O poder público, em parceria com empresas, como o Facebook e outras, tem procurado permitir que a população com maior dificuldade de acesso à rede mundial de computadores possa desfrutar do serviço, não só para a comunicação pessoal, mas também para os negócios, que é o caso da experiência de Heliópolis", acrescentou.

Facebook na Comunidade

O laboratório inaugurado  na terça-feira (17) faz parte do projeto Facebook na Comunidade. A iniciativa, pioneira no mundo, tem como objetivo despertar na sociedade o interesse por tecnologia e capacitar empreendedores e comerciantes para que utilizem a rede social como plataforma de inovação e negócios.

O ministro destacou a importância da inclusão digital em comunidades do País. O projeto oferecerá gratuitamente cursos sobre gestão de empresas e aulas sobre estratégias para a utilização da plataforma como instrumento para fomentar o empreendedorismo e o marketing digital.

Espaço

Acompanhado de um grupo de executivos do Facebook e de educadores, o ministro Aldo Rebelo conheceu as instalações do prédio do CCA-PAN, que é administrado pela União de Núcleos, Associações dos Moradores de Heliópolis e Região (Unas).

No laboratório, as 180 crianças e adolescentes atendidos pela instituição e os comerciantes da região terão acesso a 15 computadores de última geração, conectados à internet.

Novas tecnologias

Aldo Rebelo também destacou a receptividade do povo brasileiro às novas tecnologias, em especial ao Facebook. Segundo dados da companhia, o Brasil possui cerca de 92 milhões de usuários registrados na rede social, atrás apenas da Índia e dos Estados Unidos. No entanto, no quesito de interatividade, superou a Índia no último período eleitoral, com 670 milhões de interações, contra 270 milhões no país asiático.

A vice-prefeita de São Paulo, Nádia Campeão, enalteceu a atuação do ministro Aldo Rebelo. "Como ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, ele poderia andar só nos centros de pesquisa e nas universidades, mas ele está aqui na comunidade e viu uma forma de aproximar a ciência e tecnologia da população", disse.

Empreendedorismo

Uma pesquisa feita na comunidade de Heliópolis revelou que existem cerca de 5 mil pequenos negócios. No entanto, 80% desses empreendimentos não utilizam o Facebook como ferramenta de negócios.

"Nossa ambição é conseguir fazer também com que esses empreendedores de fato usem a rede social para se comunicar com os seus clientes, gerar negócios e mais riquezas para a comunidade", afirmou o diretor para Pequenas e Médias Empresas do Facebook no Brasil, Patrick Hruby. "É um projeto piloto e temos certeza que o seu sucesso permitirá a sua expansão para mais comunidades no Brasil e no mundo."

Multiplicadores de conhecimento

Cinco jovens da própria comunidade foram selecionados – entre 80 candidatos – para atuar como multiplicadores de conhecimento, auxiliando os empresários do bairro. Eles estão sendo treinados pelo Facebook, pelo Sebrae e pelo IAB Brasil, entidade sem fins lucrativos que atua no desenvolvimento do mercado de mídia e parceira no projeto.

É o caso de Deliane Martins, 23 anos. "Aprendemos algumas ferramentas do Facebook e acreditamos que o projeto vai representar desenvolvimento e inclusão digital para os empreendedores de Heliópolis", declarou.

Segundo a presidente da Unas, Antonia Cleide Lopes, a parceria com o Facebook dará maior visibilidade às ações da entidade. "O laboratório vai facilitar a capacitação das pessoas para a divulgação de seus produtos pela rede social e também servirá como instrumento de pesquisa para as crianças atendidas pelo centro", explicou Cleide. Na opinião da coordenadora pedagógica do CCA-PAN, Vanessa Suelen Silva, o projeto terá impacto também no aprendizado desses jovens. "Hoje a tecnologia e a internet são ferramentas indispensáveis na educação", afirmou.

Brasil na vanguarda

O ministro Aldo Rebelo lembrou que o Brasil tem exercido um papel de vanguarda e pioneiro na área de tecnologia da informação (TI), citando como exemplo a aprovação recente do Marco Civil da Internet no Brasil, sancionado pela presidenta Dilma Rousseff em abril de 2014.

O secretário de Política de Informática do MCTI, Virgilio Almeida, ressaltou a participação do Ministério das Relações Exteriores nesse trabalho conjunto para atrair investimentos na área de TI para o Brasil.

"Nós temos mostrado que o Brasil é um ambiente interessante, aberto a novas tecnologias e que tem um arcabouço institucional, como o marco civil e o Comitê Gestor da Internet. Todas essas condições consolidam o ambiente digital atrativo para as empresas no Brasil".

Virgilio também mencionou as ações do governo com foco na capacitação e na ampliação da base tecnológica do País. Neste sentido, ele propôs a interligação do projeto Facebook na Comunidade com a iniciativa Brasil Mais TI, do Programa Estratégico de Software e Serviços em TI (TI Maior).

"Mais de 150 mil jovens já passaram pelos cursos de treinamento gratuitos nessa área de tecnologias digitais", informou Almeida. "Temos ainda o programa Start-Up Brasil que pode ser uma continuação àqueles que querem criar inovações tecnológicas", finalizou.

Também participaram da cerimônia, o diretor para Pequenas e Médias Empresas do Facebook no Brasil, Patrick Hruby, a diretora executiva do IAB Brasil, Cristiane Camargo, o coordenador de Inovação em Governo da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo, Roberto Agune, o presidente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Luiz Barreto, e representantes da comunidade local.

Fonte:
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação 

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons CC BY ND 3.0 Brasil CC BY ND 3.0 Brasil

banner_servico.jpg

Últimos vídeos

Consulta Pública sobre Marco Legal
O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação promove um processo de Consulta Pública em duas fases. Saiba como participar
Brasil reduz emissão de gás carbônico
Brasil reduz 53,5% do total de gás carbônico (CO2) emitido pelo na atmosfera entre 2005 e 2010
100 anos da Academia Brasileira de Ciências
A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Emília Ribeiro, convocou pesquisadores a se unirem pelo futuro do Brasil
O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação promove um processo de Consulta Pública em duas fases. Saiba como participar
Consulta Pública sobre Marco Legal
Brasil reduz 53,5% do total de gás carbônico (CO2) emitido pelo  na atmosfera entre 2005 e 2010
Brasil reduz emissão de gás carbônico
A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Emília Ribeiro, convocou pesquisadores a se unirem pelo futuro do Brasil
100 anos da Academia Brasileira de Ciências

Últimas imagens

Reagentes do teste estão em produção e serão distribuídos para centros de pesquisa e laboratórios do País
Reagentes do teste estão em produção e serão distribuídos para centros de pesquisa e laboratórios do País
Divulgação/Fiocruz
Satélite deve ser colocado em órbita no segundo semestre de 2016
Satélite deve ser colocado em órbita no segundo semestre de 2016
Divulgação/Finep
Melhores classificados representarão o Brasil nas olimpíadas Internacional de Astronomia e Astrofísica e Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica de 2017
Melhores classificados representarão o Brasil nas olimpíadas Internacional de Astronomia e Astrofísica e Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica de 2017
Divulgação/MCTI
Pesquisadora Rose Monnerat diz que bioinseticida pode ser adicionado em qualquer lugar que acumule água ou tenha potencial para ser um criadouro do Aedes aegypti
Pesquisadora Rose Monnerat diz que bioinseticida pode ser adicionado em qualquer lugar que acumule água ou tenha potencial para ser um criadouro do Aedes aegypti
Divulgação/Embrapa
Radares Atlas e Adour foram modernizados
Radares Atlas e Adour foram modernizados
Divulgação/AEB

Governo digital