Ciência e Tecnologia
Publicação destaca parcerias da cadeia produtiva do arroz no País
Mapeamento agrícola
A Embrapa Arroz e Feijão acaba de lançar a publicação "Rede Brasil Arroz: Transferência de tecnologia valorizando o protagonismo e atribuições de parceiros na cadeia produtiva". A publicação é fruto da pesquisa realizada pelo analista em transferência de tecnologia da Unidade, Carlos Magri.
Acesse o documento na íntegra, bem como o resumo executivo.
O documento é o relato da elaboração, execução e resultados de atividades realizadas no período de 2011 a 2014, no âmbito da Rede, composta pelos projetos “Construção de Alianças Estratégicas para Transferência de Tecnologia para a Cultura do Arroz no Brasil” e “Alianças Estratégicas para a Sustentabilidade da Orizicultura Brasileira”.
O principal objetivo foi organizar e estimular diferentes atores a promoverem mudanças de atitude e de manejo ou práticas ao longo da cadeia produtiva do arroz em algumas regiões orizícolas do Brasil, a fim de que adotassem práticas mais sustentáveis e, consequentemente, tornassem-na mais competitiva.
Os estados contemplados pela pesquisa são: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Alagoas, Maranhão, Goiás, Distrito Federal, Tocantins, Rondônia, Pará, São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Capítulos
A publicação está dividida em cinco capítulos que abordam dados históricos, conceitos, fundamentos e resultados norteadores da cultura do arroz no Brasil.
O primeiro aborda o panorama da orizicultura brasileira e caracterização de problemas precedentes à Rede Brasil Arroz. O segundo, transcorre sobre os princípios básicos e propostas da rede.
O livro também aborda as prospecções de demandas da cadeia produtiva do arroz por meio de diagnóstico, bem como os comentários e principais resultados da atuação da rede.
A conclusão e sugestões de continuidade da pesquisa encerra a publicação, apontando os principais desafios para o projeto Rede Brasil Arroz, tanto em caráter tecnológico, sociais e econômicos.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















