Ciência e Tecnologia
RNP auxilia na expansão de internet sem fio em universidades de Moçambique
Redes de pesquisa
A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), organização social supervisionada pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), informa que está cooperando tecnicamente para o fortalecimento e expansão da Rede Moçambicana de Ensino Superior e Pesquisa (MoRENet).
O país africano tem especial interesse nos projetos de rede sem fio universitária, já que existe a expectativa de implantação desse serviço em 16 campi do país.
Um plano de trabalho, que contempla três eixos de atividades, já foi elaborado pela RNP e MoRENet. Serão realizados esforços na capacitação em Tecnologia da Informação; intercâmbio de boas práticas em gestão e governança de Redes de Pesquisa e troca de informações sobre gestão técnica e operacional.
A ideia de utilizar as redes Wi-Fi em campi de Moçambique surgiu ao constatar que as universidades – que já estavam ligadas à rede acadêmica local – não conseguiam oferecer os serviços a um número razoável de usuários devido à restrição de o acesso à internet ser feito somente nas salas de informática.
"Com a instalação de redes sem fios, a expectativa é atingir pelo menos 50% do universo acadêmico de cada instituição de ensino superior e pesquisa", prevê o diretor executivo da MoRENet, Salvador Adriano.
A MoRENet pretende interligar as instituições de investigação e de ensino superior entre si e, posteriormente, conectar-se a redes congêneres, como Ubuntenet, Géant, Internet2, RedCLARA, entre outras. Será nacional e de alta velocidade, disponibilizando serviços de qualidade e de sustentabilidade econômica, tecnológica e institucional para ser um parceiro fundamental no desenvolvimento da comunidade acadêmica moçambicana.
RNP e MoRENet realizam, desde 2013, diversas atividades de cooperação técnica, como a discussão da análise do modelo de negócios, capacitação de profissionais da MoReNet e acordos de cooperação para a iniciativa Redes Comunitárias de Educação e Pesquisa (Redecomep).
Em janeiro, a RNP recebeu a visita do coordenador do Projeto de Governo Eletrônico e de Infraestruturas de Comunicação e assessor do Ministério de Ciência e Tecnologia de Moçambique, Lourino Chemane, e do diretor executivo da MoRENet, Salvador Adriano. Os executivos tiveram a oportunidade de conhecer os escritórios da RNP em Brasília e no Rio e campi de universidades brasileiras usuárias dos serviços da organização social.
Sobre a Rede Moçambicana
A MoRENet funciona, atualmente, nas instalações do Parque da Empresa Nacional de Parques de Ciência e Tecnologia da Maluana, situado a 60 km de Maputo, em Moçambique.
O Parque da Maluana pretende ser o catalizador da inovação em Moçambique, com salas de incubação e laboratórios, incluindo espaço para acomodar startups. A rede tem estatuto de projeto dentro do Ministério da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional até que ganhe dimensão para a sua autonomia.
Fontes:
Portal Brasil com informações do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e Rede Nacional de Pesquisa
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















