Você está aqui: Página Inicial > Ciência e Tecnologia > 2015 > 06 > Brasil está entre 25 primeiros lugares no ranking de artigos científicos

Brasil está entre 25 primeiros lugares no ranking de artigos científicos

Produção científica

País está na 23ª posição – primeira na América Latina – no ranking global de qualidade científica na edição de 2015 do Nature Index
por Portal Brasil última modificação: 24/06/2015 16h56

O Brasil ocupa posição de destaque em ranking de qualidade científica, medido a partir de periódicos de impacto: primeiro lugar na América Latina e 23º no ranking global. As informações estão na edição do Nature Index 2015.

Na América Latina, o Brasil ocupa a melhor posição, seguido da Argentina (30º lugar), Chile (32º) e México (34º). O relatório, lançado no dia 17, avalia artigos científicos originais em quatro áreas – Química; Ciências da Vida; Terra e Ambiente; e Ciências Físicas –, publicados em 68 periódicos escolhidos entre os de maior impacto científico.

Em levantamento realizado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI), por meio da base de dados Web of Science, englobando todos os artigos com participação de pesquisadores filiados a instituições brasileiras publicados em 2014 nos mesmos 68 periódicos utilizados no Nature Index, foram identificadas 1.193 publicações listadas.

Dessas, 565 apontam como agência financiadora o CNPq, resultado que a coloca como a principal instituição de fomento desse seleto grupo de publicações.

Acesse o relatório na Nature.

Ministério de Ciência e Tecnologia