Ciência e Tecnologia
Comissão aprova liberação comercial de vacina bovina
Biotecnologia
A Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) aprovou a liberação comercial de uma vacina viva modificada contra diarreia viral bovina Tipo 1 e Tipo 2, a pedido da Boehringer Ingelheim do Brasil Química e Farmacêutica. A liberação ocorreu na 183ª Reunião Ordinária da CTNBio, nesta quinta-feira (11), na sede da Agência Espacial Brasileira em Brasília.
"Essa vacina é bastante importante. Hoje a carne bovina é um dos principais produtos de exportação, então contribui bastante para o desenvolvimento da cadeia da agropecuária no Brasil", afirmou o presidente da CTNBio, Edivaldo Velini.
Biotecnologia
Durante a reunião, os membros da CTNBio decidiram também criar três comissões setoriais extraordinárias para tratar sobre as novas ferramentas em biotecnologia vegetal e ambiental, e comissão humana e animal.
Já a terceira comissão criada ficará incumbida de revisar a Resolução Normativa N° 2, que trata das regras para os trabalhos e projetos com organismos geneticamente modificados (OGMs) e seus derivados que envolvam a construção, o cultivo, a manipulação, a pesquisa, o desenvolvimento tecnológico, o controle de qualidade, entre outras atribuições.
O presidente Edvaldo Velini acrescentou que a criação das comissões para tratar sobre as novas ferramentas em biotecnologia vegetal e ambiental, e humana e animal, possuem atribuições "essencialmente técnicas".
"As novas ferramentas em biotecnologia são extremamente eficazes para produzir soluções para o desenvolvimento social e econômico e tem muitas tecnologias que não existiam quando a lei nacional de biossegurança foi desenvolvida", disse.
"Então, esses dois grupos são essencialmente técnicos. A função é saber se a CTNBio deve se posicionar com relação a essas novas tecnologias e qual seria o posicionamento mais correto. É uma forma de orientar, organizar o conhecimento e orientar o plenário sobre quais as novas posições no futuro", avaliou.
Missão da CTNBio
A CTNBio é uma instância colegiada multidisciplinar ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Sua finalidade é prestar apoio técnico-consultivo e assessoramento ao Governo Federal para formular, atualizar e implementar a Política Nacional de Biossegurança em relação a OGMs, também conhecidos como transgênicos.
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















