Ciência e Tecnologia
Estudante de Tocantins recebe prêmio na Irlanda
Reconhecimento
O estudante brasileiro Allan Valentim Melo de Souza, selecionado para bolsa de 14 meses na Universidade Nacional da Irlanda, Galway, recebeu o prêmio de Embaixador Internacional Estudantil, como reconhecimento pelas atividades de disseminação de experiências de alunos estrangeiros naquele país. A premiação é entregue a estudantes que se destacaram pela contribuição em atrair colegas estrangeiros para estudar naquele país do oeste da Europa.
“Foi um dia memorável e uma experiência incrível”, comemorou Souza, ao resumir a experiência de receber o prêmio de Embaixador Internacional Estudantil. O estudante recebeu a premiação no fim do primeiro semestre letivo deste ano, na casa oficial de encontros e eventos do governo irlandês, a Farmleigh House. Ele e os demais embaixadores receberam certificados, entregues pela ministra de Educação da Irlanda, Jan O' Sullivan.
Allan é um dos quatro estudantes do Centro Universitário Luterano de Palmas (Ceulp/Ulbra) selecionados para o Ciência sem Fronteiras. “Sempre tive o sonho de viajar para o exterior e de fazer intercâmbio fora do Brasil”, disse. “Eu já estava estudando inglês e aproveitei a oportunidade para intensificar os estudos e manter bom nível na universidade.”
Além dos 12 meses como estudante da universidade irlandesa, Allan também pôde realizar naquela instituição, por dois meses, estágio no Departamento de Ciências da Terra e dos Oceanos. O trabalho foi realizado no Laboratório do Grupo de Estudos em Inclusões Geofluidas, sob orientação da pesquisadora Alessandra Costanzo. “No projeto, estudava inclusões fluidas em rochas e gemas do Malaui, na África”, afirmou. “Foi um período de muito aprendizado e de oportunidade.”
De volta ao Brasil, o estudante pretende retribuir o investimento em sua formação. “Uma das maiores contribuições pode ser implementada em minha universidade: aprimorar a cooperação internacional para desenvolvimento de projetos e aperfeiçoamento dos já existentes”, disse.
Allan revela que a bagagem intelectual e cultural adquirida ao longo do período de intercâmbio em Galway mudou sua visão de mundo e o levou a valorizar o que o Brasil tem de bom. “Ao mesmo tempo, aumentou meu senso crítico com relação a diversos assuntos, além de ampliar a vontade de mudança e de contribuir com o desenvolvimento da sociedade e do país”, afirmou.
Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério da Educação
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil


















