Ciência e Tecnologia
Brasil e EUA firmam parceria em inovação
Cooperação
Promover parcerias entre Brasil e Estados Unidos em inovação, visando à superação de desafios tecnológicos e à geração de negócios em diferentes áreas do conhecimento. Este é o principal objetivo de parceria firmada entre os dois países. Nesta semana, memorando de entendimento com instituições norte-americanas foi assinado por representantes de empresas, instituições de pesquisa e desenvolvimento e agências financiadoras do Brasil.
"A inovação é um fator determinante para a prosperidade das nações. Atualmente, enfrentamos desafios enormes, como aqueles relacionados às mudanças climáticas e à segurança cibernética. Estamos diante de questões que não podem ser tratadas por um só país. Neste contexto, o fortalecimento das plataformas de inovação bilaterais é fundamental", disse o vice-presidente executivo do Conselho de Competitividade (CoC, na sigla em inglês) dos Estados Unidos, Chad Evans.
Do lado brasileiro, participam do acordo, além do CNPEM e da CNI, o Serviço Social da Indústria (Sesi), o Instituto Euvaldo Lodi (IEL), o Serviço Nacional De Aprendizagem Industrial (Senai), o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep/MCTI) e a Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei).
A articulação do lado norte-americano é liderada pelo CoC, organização não governamental que tem como membros CEOs de empresas dos Estados Unidos, reitores, líderes da sociedade civil e diretores de laboratórios nacionais.
Seis desses laboratórios, vinculados ao Departamento de Nacional de Energia (DOE), integram o memorando. São eles: Argonne National Laboratory, Illinois, já parceiro do CNPEM; Lawrence Livermore National Laboratory, California; National Renewable Energy Laboratory, Colorado; Oak Ridge National Laboratory, Tenessee; Pacific Northwest National Laboratory, Washington; Sandia National Laboratories, California e New Mexico.
Fonte: Portal Brasil com informações do MCTI
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















