Cidadania e Justiça
Brasil e Argentina terão ação conjunta para estimular empresas inovadoras
Encontro setorial
Brasil e Argentina vão lançar um programa de incentivo a empresas inovadoras, com uma chamada pública conjunta para startups. A previsão de investimentos é de US$ 500 mil.
A proposta foi acertada, nesta segunda-feira (22), em reunião setorial paralela à visita do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Celso Pansera, a Buenos Aires. De acordo com o secretário de Política de Informática do MCTI, Manoel Fonseca, a ideia é incubar e acelerar cinco empresas nascentes de base tecnológica em cada país.
O encontro setorial em tecnologias da informação e comunicação (TICs) promoveu também conversas sobre a cooperação voltada ao compartilhamento do uso do supercomputador Santos Dumont, em Petrópolis (RJ), com grupos de pesquisa argentinos, por meio de projetos binacionais.
O diretor do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC/MCTI), Augusto Gadelha, acompanhou o secretário de Política de Informática do MCTI, Manoel Fonseca, nas negociações, que definiram a criação de uma subcomissão mista, responsável por estabelecer prioridades de utilização da máquina e um edital para seleção.
Fonseca destacou a retomada de um plano de ação bilateral firmado em 2013. "Estabeleceu-se a reformatação das comissões, pelos dois lados, para, no prazo de 15 dias, elaborarmos um novo cronograma", informou o secretário.
Segundo ele, a programação pode incluir dois workshops, um em cada país, em três frentes principais: cibersegurança, internet das coisas e big data. "Tratam-se de temas de interesse comum, transversais para o futuro das TICs."
Fonte: Portal Brasil, com informações do MCTI
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















