Você está aqui: Página Inicial > Ciência e Tecnologia > 2016 > 02 > Cientista brasileira é destaque em revista científica de genética

Cientista brasileira é destaque em revista científica de genética

Pesquisa

Trabalho liderado pela bolsista do Ciência sem Fronteiras Sarah Vargas aborda a diversidade genética das tartarugas-de-pente
publicado: 17/02/2016 16h58 última modificação: 26/02/2016 16h13

A próxima edição do Journal of Heredity publicará um artigo sobre as tartarugas-de-pente (Eretmochelys imbricata)liderado pela pesquisadora brasileira e bolsista do Ciência sem Fronteiras Sarah Vargas. Intitulado Phylogeography, Genetic Diversity, and Management Units of Hawksbill Turtles in the Indo-Pacific, o artigo aborda a diversidade genética e estrutura populacional desses animais.

Nesse trabalho, a equipe de pesquisadores analisou um grande número de amostras abrangendo a maior área geográfica até então analisada para a espécie. Foram 492 amostras de 14 populações da região do Indo-Pacífico para contribuir com o conhecimento de como a diversidade genética desses animais está distribuída na região e, a partir daí, sugerir unidades de manejos para conservação.

Apesar do trabalho ter focado populações do Indo-Pacífico, tem grande importância para as populações do Atlântico, inclusive do Brasil. "Tivemos evidências de migração, via Cabo da Boa Esperança, entre populações de desova do centro do Oceano Índico (Seychelles, Chagos) e regiões de alimentação no Sul do Atlântico, no Atol das Rocas e Fernando de Noronha, e Caribe", afirmou Sarah Vargas.

De acordo com a pesquisadora, a caracterização genética dessas populações do Indo-Pacífico é de grande importância para a conservação da espécie no mundo inteiro. Com ela, é possível definir a impressão digital das populações, entender as suas rotas migratórias e evitar a captura incidental desses animais enquanto migram.

Encontrada nos oceanos Atlântico, Índico e Pacífico, a tartaruga-de-pente tem um histórico de intensa exploração comercial dos seus ovos, carne, casco e até do seu corpo para taxidermização e utilização para decoração.

No Brasil, a espécie pode ser encontrada buscando alimentos em águas de Fernando de Noronha (PE), Atol das Rocas (RN), Abrolhos (BA), Ilha de Trindade (ES) e Reserva Biológica Marinha do Arvoredo (SC). Animais dessa espécie também utilizam a areia das praias para construir seus ninhos e desovar em várias localidades do Nordeste, principalmente Bahia e Sergipe.

O Journal of Heredity publica, desde 1903, artigos nas áreas de genética de espécies ameaçadas de extinção, estrutura populacional e filogeografia, genética molecular de resistência a doenças em plantas e animais, biodiversidade genética, entre outros campos.

Fonte: Portal Brasil, com informações do CNPq

Exposição mostra Feira em uma Aventura Alimentar
Feira da Ceilândia no labirinto Aventura Alimentar faz parte da programação da 13ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT)
Semana Nacional de Ciência e Tecnologia vai até 23 de outubro
Confira a programação
Saiba mais sobre o Banco Ativo de Germoplasma
O pesquisador Marcelo Fernandes de Oliveira aborda a importância do Banco Ativo de Germoplasma, uma coleção com 35 mil tipos de soja.
Exposição mostra Feira em uma Aventura Alimentar