Você está aqui: Página Inicial > Ciência e Tecnologia > 2017 > 08 > Mais da metade dos moradores do Rio e de Vitória já têm acesso ao sinal digital

Ciência e Tecnologia

Mais da metade dos moradores do Rio e de Vitória já têm acesso ao sinal digital

Pesquisa

Desligamento do sinal analógico nessas capitais está previsto para 25 de outubro
publicado: 28/08/2017 15h56 última modificação: 28/08/2017 15h56
Arquivo/Prefeitura de Jucás (CE) Famílias cadastradas nos programas sociais do governo podem receber gratuitamente os kits de TV Digital

Famílias cadastradas nos programas sociais do governo podem receber gratuitamente os kits de TV Digital

A menos de dois meses para o desligamento do sinal analógico no Rio de Janeiro e em Vitória (ES), pesquisa revela que 63% dos domicílios da cidade do Rio de Janeiro (RJ) e 70% dos de Vitória (ES), incluindo os municípios próximos, já têm televisores com recepção para o sinal digital.

O percentual mínimo para atingir as condições de desligamento do sinal analógico é de 90% de acesso à TV Digital Aberta, considerando uma margem de erro de três pontos percentuais para cima ou para baixo, de acordo com o determinado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

No Rio de Janeiro, 91% dos domicílios não ficariam sem acesso à TV se o desligamento do sinal analógico ocorresse em 21 de agosto de 2017, 65 dias antes da data programada, e 97% manteriam o acesso à programação da TV Aberta em Vitória. Isso porque, mesmo sem ter aparelhos aptos à recepção do sinal da TV Digital da TV Aberta, muitos domicílios receberiam a programação por TV por Assinatura ou TV via satélite.

Kits

Os kits de TV Digital (conversor e controle remoto) são distribuídos gratuitamente às famílias cadastradas nos programas sociais do governo federal. Para receber o kit, a população deve agendar a retirada e buscá-lo no local informado.

Na região de desligamento, no Rio de Janeiro 75% dos beneficiários dos programas sociais do governo já possuem acesso ao sinal digital da TV Aberta e 64% dos do Bolsa Família, e em Vitória são 74% e 80% respectivamente.

No Rio de Janeiro, 96% dos moradores dos domicílios pesquisados ouviram falar em sinal de TV Digital, e em Vitória, 97%. Com o desligamento, a programação das emissoras ficará disponível somente no formato digital, que possui mais qualidade de som e imagem. 

Pesquisa

Os resultados da pesquisa foram divulgados, nesta segunda-feira (28), em reunião do Grupo de Implantação do Processo de Distribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV (Gired) realizada na Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), em Brasília.

A pesquisa foi realizada no Rio de Janeiro entre os dias 5 e 21 deste mês. Foram entrevistados 1.078 moradores da capital carioca e 1.799 das cidades do entorno. 

Em Vitória, a pesquisa foi realizada entre 8 e 21 de agosto e contou com 1.078 entrevistados na capital capixaba – mesmo número da capital carioca – e no entorno foram realizadas 1.358 entrevistas.

Fonte: Portal Brasil, com informações da Anatel 

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons CC BY ND 3.0 Brasil CC BY ND 3.0 Brasil