Você está aqui: Página Inicial > Ciência e Tecnologia > 2017 > 09 > Inpa vai estudar propriedades de maior folha do mundo, identificada na Amazônia

Ciência e Tecnologia

Inpa vai estudar propriedades de maior folha do mundo, identificada na Amazônia

Pesquisa

Material, colhido da árvore da família Polygonaceae, começou a ser cultivado em 2005, floresceu em 2013 e só passou a frutificar neste ano
publicado: 18/09/2017 19h14 última modificação: 30/11/2017 17h47
Arquivo/Inpa Espécie foi observada pelos pesquisadores pela primeira vez na região do rio Madeira

Espécie foi observada pelos pesquisadores pela primeira vez na região do rio Madeira

A maior folha do mundo, a Coccoloba, espécie encontrada na Amazônia, finalmente será estudada por pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), em Manaus (AM). 

O material, colhido da árvore da família Polygonaceae, começou a ser cultivado em 2005, floresceu em 2013 e só passou a frutificar neste ano. Agora, com frutos e flores, os pesquisadores poderão analisar e descrever a espécie. 

A Coccoloba mede cerca de 2,5 metros de comprimento por 1,44 metro de largura na fase adulta. O caule da árvore chega a 13 metros de altura. A espécie entrou para o Guinness Book em 1997. 

Segundo pesquisadores, a espécie é incansável e trabalha 24 horas. Além de fotossíntese natural,  as folhas da planta armazenam energia durante o dia e na ausência de luz, à noite.

Nos estudos feitos com os frutos da Coccoloba, o pesquisador Jaime Paiva, do Laboratório de Físico-Química de Alimentos do Inpa, também procura o teor nutricional da espécie. “Vamos fazer análises de vitaminas, minerais (cálcio, magnésio, manganês, potássio, sódio, zinco, cobre) e também análise proteica, de lipídio e de carboidrato (valor energético)”, explicou.

Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons CC BY ND 3.0 Brasil CC BY ND 3.0 Brasil