Você está aqui: Página Inicial > Ciência e Tecnologia > 2017 > 09 > Inpa vai estudar propriedades de maior folha do mundo, identificada na Amazônia

Inpa vai estudar propriedades de maior folha do mundo, identificada na Amazônia

Pesquisa

Material, colhido da árvore da família Polygonaceae, começou a ser cultivado em 2005, floresceu em 2013 e só passou a frutificar neste ano
publicado: 18/09/2017 19h14 última modificação: 30/11/2017 17h47
Arquivo/Inpa Espécie foi observada pelos pesquisadores pela primeira vez na região do rio Madeira

A maior folha do mundo, a Coccoloba, espécie encontrada na Amazônia, finalmente será estudada por pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), em Manaus (AM).

O material, colhido da árvore da família Polygonaceae, começou a ser cultivado em 2005, floresceu em 2013 e só passou a frutificar neste ano. Agora, com frutos e flores, os pesquisadores poderão analisar e descrever a espécie.

A Coccoloba mede cerca de 2,5 metros de comprimento por 1,44 metro de largura na fase adulta. O caule da árvore chega a 13 metros de altura. A espécie entrou para o Guinness Book em 1997.

Segundo pesquisadores, a espécie é incansável e trabalha 24 horas. Além de fotossíntese natural,  as folhas da planta armazenam energia durante o dia e na ausência de luz, à noite.

Nos estudos feitos com os frutos da Coccoloba, o pesquisador Jaime Paiva, do Laboratório de Físico-Química de Alimentos do Inpa, também procura o teor nutricional da espécie. “Vamos fazer análises de vitaminas, minerais (cálcio, magnésio, manganês, potássio, sódio, zinco, cobre) e também análise proteica, de lipídio e de carboidrato (valor energético)”, explicou.

Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações