Você está aqui: Página Inicial > Ciência e Tecnologia > 2017 > 09 > Parceria prevê ampliação da faixa FM nos aparelhos fabricados no Brasil

Ciência e Tecnologia

Parceria prevê ampliação da faixa FM nos aparelhos fabricados no Brasil

TV Digital

Espaço para rádios vai aumentar devido à implementação da televisão digital e ao desligamento do sinal analógico de TV
por Portal Brasil publicado: 22/09/2017 17h16 última modificação: 05/12/2017 17h13
Arquivo/Assembleia Legislativa do Ceará TV digital já foi implantada em Brasília, São Paulo, Goiânia, Recife e outras cidades dos estados

TV digital já foi implantada em Brasília, São Paulo, Goiânia, Recife e outras cidades dos estados

Portaria assinada pelos ministérios da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e o da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) prevê o aumento das faixas de alcance FM nos equipamentos fabricados na Zona Franca de Manaus. O documento foi assinado nessa quinta-feira (21).

Com a implantação da TV digital no Brasil e o fim do sinal analógico, há a necessidade de ampliar a faixa FM, que hoje é de 88 a 108 MHz, para 76 e 108 MHz. "Com a conclusão do desligamento do sinal analógico de TV, o País poderá oferecer mais radiodifusão em FM", afirmou o ministro do MCTIC, Gilberto Kassab.

De acordo com o MCTIC, aproximadamente 1 mil emissoras terão migrado para o sistema FM até o fim do ano. “A popularização de receptores com a faixa de 76Mhz a 108MHz facilitará a migração das emissoras de rádio AM, de ondas médias, para FM, sobretudo nas grandes cidades, onde os espectros já estão ocupados”, completou o ministro do MDIC, Marcos Pereira.

Fonte: Portal Brasil, com informações do MDIC e  Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC)

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons CC BY ND 3.0 Brasil CC BY ND 3.0 Brasil