Você está aqui: Página Inicial > Ciência e Tecnologia > 2017 > 09 > Sinal digital chega a Salvador, Fortaleza, Vitória e Rio de Janeiro

Ciência e Tecnologia

Sinal digital chega a Salvador, Fortaleza, Vitória e Rio de Janeiro

Transmissões

Moradores cadastrados em programas sociais vão receber kits de conversores
por Portal Brasil publicado: 26/09/2017 18h51 última modificação: 30/11/2017 19h26

A difusão do sinal digital avança pelo País. Nesta quarta-feira (27), o sinal analógico de televisão será desligado em mais duas capitais: Salvador (BA) e Fortaleza (CE). Nas duas cidades, respectivamente, cerca de 93% e 92% dos domicílios já estão preparados para a mudança.

Já em Vitória (ES) e no Rio de Janeiro (RJ), a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) vai distribuir quase 1,3 mihão de kits de TV digital para famílias cadastradas em programas sociais, já que nesses locais o desligamento está previsto para 25 de outubro.

Para receber o kit (composto por conversor, antena e controle remoto), é preciso agendar um pedido pelo site do Seja Digital, ou então pelo número 147, e retirar nos pontos de entrega.

A digitalização eleva a qualidade das transmissões e reduz os riscos de interferências. Garante ainda que a programação seja acessada em dispositivos móveis, além da oferecer multiprogramação em um mesmo canal, assim como da interatividade para troca de dados com o televisor.

Próximos desligamentos

Outros 19 municípios da Bahia terão as transmissões analógicas interrompidas a partir desta quarta-feira: Aratuípe, Cairu, Camaçari, Candeias, Dias D'Ávila, Itaparica, Jaguaripe, Lauro de Freitas, Madre de Deus, Maragogipe, Nazaré, Salinas da Margarida, Santo Amaro, São Francisco do Conde, São Sebastião do Passé, Saubara, Simões Filho, Terra Nova e Vera Cruz.

Além da capital cearense, o sinal da TV analógica aberta será desligado em outras 14 cidades: Aquiraz, Beberibe, Cascavel, Caucaia, Eusébio, Guaiúba, Horizonte, Itaitinga, Maracanaú, Maranguape, Pacajus, Pacatuba, Pindoretama e São Gonçalo do Amarante.

Desde o início da implantação da TV digital no Brasil, o sinal analógico já foi desligado em Rio Verde (GO); Brasília e 9 cidades do entorno do Distrito Federal; São Paulo e 38 cidades do estado; Goiânia e mais 29 municípios de Goiás; Recife e outras 13 cidades de Pernambuco.

Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e Agência Brasil

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons CC BY ND 3.0 Brasil CC BY ND 3.0 Brasil