Você está aqui: Página Inicial > Ciência e Tecnologia > 2017 > 10 > Aplicativo alerta para tempestades em tempo real

Ciência e Tecnologia

Aplicativo alerta para tempestades em tempo real

SOS Chuva

Batizada de SOS Chuva, ferramenta pode ajudar a população a se prevenir de chuvas fortes; informações são captadas por satélite geoestacionário
publicado: 06/10/2017 17h59 última modificação: 11/12/2017 14h51

 Desenvolvido pelo Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/Inpe), o aplicativo SOS Chuva permite a previsão imediata de chuvas e tempestades. A ferramenta pode ajudar a população a se prevenir nos casos de chuvas intensas. Até o momento, mais de 60 mil downloads foram feitos.

Disponível gratuitamente nas lojas online PlayStore (Android) e Apple Store (iOS), o aplicativo oferece funcionalidades como a possibilidade de aplicar filtros à pesquisa, para que o usuário obtenha avisos sobre tempestades nos minutos seguintes e em determinada distância. Além disso, é possível fazer alertas de chuvas.

“O objetivo principal do aplicativo é levar a informação do tempo diretamente ao usuário. Se a informação chega com rapidez, o usuário pode tomar a decisão”, afirma o pesquisador Luiz Machado, do Inpe.

O quantidade de vítimas e os prejuízos causados por chuvas intensas são altíssimos no Brasil. A ideia do projeto é prever eventos extremos em curto prazo e disponibilizar informações precisas para que a população possa se prevenir, conseguir preservar bens materiais e evitar danos maiores com deslizamentos e inundações. 

Fonte: Governo do Brasil, com informações do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações 

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons CC BY ND 3.0 Brasil CC BY ND 3.0 Brasil