Você está aqui: Página Inicial > Cuidado > Onde encontrar ajuda > Sistema Único de Saúde (SUS)

Cuidado

Sistema Único de Saúde (SUS)

Unidades básicas de saúde ou centros de saúde (SUS)

Oferecem atendimento médico, e/ou de outros profissionais que farão uma primeira avaliação do usuário para que ele inicie o tratamento na própria unidade ou seja encaminhado para o serviço especializado

Centros de Atenção Psicossocial (Caps)

Serviço especializado de atenção aos usuários que oferece atendimento médico psiquiátrico, psicológico e de outros profissionais, distribuição de medicação e apoio para as famílias.

Consultório na Rua

Oferecem acolhimento, apoio e encaminhamento para pessoas que moram ou se encontram em situação de rua e estão distanciados das unidades de serviços de saúde. O atendimento aos dependentes químicos ocorre um ambulatório móvel por equipe formada por médicos, psiquiatras, enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos e pedagogos.

Programa de Redução de Danos

Ações preventivas e de acolhimento, como avaliação, atendimento e encaminhamento para rede de saúde e de assistência social.

Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF)

Equipes compostas por profissionais de diferentes áreas de conhecimento, que atuam junto aos profissionais das equipes de Saúde da Família.

Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas III (CAPS ad 24 horas)

Serviço específico para o cuidado, atenção integral e continuada às pessoas com necessidades em decorrência do uso de álcool, crack e outras drogas. Seu público específico são os adultos, mas também podem atender crianças e adolescentes, desde que observadas as orientações do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Centro de Atenção Psicossocial para Infância e Adolescência (CAPSi)

Serviço que acolhe crianças, adolescentes e jovens até 25 anos de idade, com transtornos mentais e/ou com problemas em decorrência do uso de álcool, crack e outras drogas, observando as orientações do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Enfermarias Especializadas

Oferecem suporte hospitalar de curta duração, para situações de urgência/emergência decorrentes do consumo ou abstinência de álcool, crack e outras drogas, bem como de comorbidades psiquiátricas e/ou clínicas, atuando como retaguarda para a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) e demais serviços de saúde do município ou região de saúde.

Unidades de Acolhimento Adulto (UAA)

Oferece acolhimento transitório às pessoas de ambos os sexos, com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas, referenciados pelos CAPS, preferencialmente pelo CAPS ad, ou por serviços da Atenção Básica de forma compartilhada, como o CAPS. Acolhe e oferece cuidados contínuos e protetivos para até 15 pessoas maiores de 18 anos de idade.

Unidades de Acolhimento Infanto-juvenil (Uai)

Serviço de acolhimento transitório às crianças e adolescentes de ambos os sexos, de 10 a 18 anos de idade, com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas, referenciados pelos CAPS ou por serviços da Atenção Básica de forma compartilhada, como os CAPS. Acolhe e oferece cuidados contínuos e protetivos para até 10 crianças e adolescentes, observando as orientações do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Comunidades Terapêuticas (CT)

Oferecem atenção e cuidado aos adultos, de ambos os sexos, com necessidades em decorrência do uso de álcool, crack e outras drogas, que apresentem quadro clínico estável. O acolhimento na CT é referenciado pelos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS ad 24h), compartilhado com a Atenção Básica.