Alagoas institui o Dia Estadual de Prevenção e Enfrentamento ao Crack
Agência Alagoas
O governo de Alagoas, que, desde maio de 2012 participa do programa Crack, É Possível Vencer, do Ministério da Justiça, instituiu como Dia Estadual de Prevenção e Enfrentamento ao Crack o dia 30 de setembro. A data oficial foi regulamentada pela Lei nº 7.459/13, publicada no Diário Oficial do Estado na última terça-feira (09/04).
A partir de 2013, o dia 30 de setembro será marcado por atividades esportivas e culturais voltadas para crianças e adolescentes da rede pública de ensino, abordando os males que o crack e outras drogas têm causado aos jovens, às suas famílias e à comunidade. O objetivo é estimulá-los a atividades que contribuam com uma formação sadia.
“É extremamente importante que o Estado consiga chegar às crianças e adolescentes e os estimule a construir um projeto de vida saudável, focado na educação e não violência. Ao evitar que esses jovens se envolvam com drogas, diminuímos consideravelmente a possibilidade de que se envolvam com criminalidade e violência, que são inerentes ao cenário de uso de drogas”, defende o secretário de Estado de Promoção da Paz, Jardel Aderico. A Secretaria de Estado de Promoção da Paz (Sepaz) é a pasta responsável pela política sobre drogas de Alagoas.
Outra chance
As atividades do Dia Estadual de Prevenção e Enfrentamento ao Crack vão destacar exemplos de superação às drogas, ao mostrar que todo jovem é capaz de retomar o controle da sua vida. “No Acolhe Alagoas, nós dizemos que a única coisa que a droga não tira de você é a chance de se recuperar. O Governo do Estado tem um programa bem sucedido de acolhimento ao dependente químico e agora avança mais uma etapa, com uma data especial para grande mobilização contra o crack e outras drogas”, completa Jardel.
Já incluído no calendário oficial de eventos do Estado, o dia 30 de setembro prevê a participação de profissionais nas áreas de saúde, educação, esporte, cultura, arte, ciências jurídicas e sociais, envolvidos em atividades organizadas juntamente com a comunidade escolar.
A Lei nº 7.459/13 é mais um passo do Governo de Alagoas na política sobre drogas. Em março de 2012, Alagoas foi o segundo Estado do país a aderir ao plano nacional de enfrentamento ao crack e outras drogas e ao Programa “Crack, é possível vencer”. Em setembro, o Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas (Coned) foi reestruturado, e reiniciados os trabalhos de normatização e supervisão das políticas sobre drogas do Estado.
contraste

