Capacitação
A capacitação de profissionais perpassa os três eixos do Programa Crack é Possível Vencer. São cursos presenciais e a distância dirigidos para diferentes públicos. Educadores de escolas públicas, profissionais da área da saúde, assistência social e segurança pública, juízes, promotores e servidores do Poder Judiciário, conselheiros municipais e gestores de comunidades terapêuticas são o público alvo de cursos que preparam para a prevenção do uso de drogas, acompanhamento, tratamento e reinserção social de dependentes e repressão ao tráfico de drogas.
Além dos cursos na modalidade à distancia, também são realizados cursos presenciais com policiais rodoviários federais que atuam na fiscalização das estradas. De 2012 a 2013, quatro mil agentes devem receber instruções sobre os tipos de drogas mais usadas, os efeitos no corpo humano, as políticas de prevenção e as ações desenvolvidas pelo Poder Judiciário no combate ao tráfico.
Os cursos presenciais também são oferecidos em 52 centros de referências regionais (CRRs) espalhados por todo País, ligados a instituições públicas de ensino superior. O objetivo é formar 15 mil profissionais atuantes nas redes públicas de saúde, assistência social e segurança para agir em suas comunidades no enfrentamento ao crack e outras drogas.
Os profissionais capacitados pelos cursos darão continuidade e sustentabilidade ao Programa Crack, é Possível Vencer, uma vez que a população poderá contar com profissionais aptos a prestarem serviços confiáveis e atualizados na área de drogas. É uma segurança a mais para o cidadão.
Confira a lista com todos os cursos oferecidos:
1. Curso de prevenção do uso de drogas para educadores de escolas públicas
Descritivo: curso de extensão universitária, gratuito, na modalidade de educação a distancia, dirigido a educadores do ensino básico sobre temas referentes à prevenção do uso e abuso de crack e outras drogas no contexto escolar
Público-alvo: educadores da rede básica de ensino. São priorizadas as escolas que fazem parte dos programas Saúde na Escola, Saúde e Prevenção nas Escolas, Mais Educação e Brasil sem Miséria. As escolas localizadas nos estados e municípios que já aderiram ao Programa Crack, é Possível Vencer também serão priorizadas.
Pré-requisito: ser educador, efetivo ou temporário, de escola pública, em exercício em unidades de ensino, realizar a inscrição e confirmar a matrícula dentro do período determinado. É necessário que seja formada equipe de no mínimo 5 e no máximo 10 profissionais por unidade.
Didática: material impresso, tutoria, vídeo-aula e teleconferências.
Total de vagas em 2012: 71 mil para educadores de escolas de todo o País
Carga horária: 180h/aula, sendo 120h/aula de teoria e 60h/aula de prática.
- 120h/aula de teoria para elaboração de projeto de prevenção a ser implementado, de modo prático, na escola. O projeto deve levar em conta a realidade escolar e a sua articulação com os recursos existentes na comunidade.
- 60h/aula: implantação do projeto elaborado pelo grupo de educadores e aplicação do programa Diga Sim à Vida – Turma da Mônica, para crianças, e Turma da Tina e Turma da Mônica Jovem para adolescentes
Duração: 7 meses.
Total capacitado até outubro/2012: 71 mil em capacitação
Meta: capacitar 210 mil educadores até 2014.
Previsão de novas inscrições: 1º semestre de 2013.
Realização: Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad), do Ministério da Justiça em parceria com o Ministério da Educação.
Certificação: certificado de extensão universitária emitido pela Universidade de Brasília (UnB)
Acesse o site do curso
2. Curso SUPERA - Sistema para Detecção do Uso Abusivo e Dependência de Substâncias Psicoativas: encaminhamento, intervenção breve, reinserção social e acompanhamento
Descritivo: curso de extensão universitária, gratuito, na modalidade de educação a distancia. O curso trata sobre técnicas de abordagem; detecção do uso abusivo e dependência de crack, álcool e outras drogas; aconselhamento motivacional; intervenção breve, entre outros temas.
Público-alvo: profissionais de saúde e de assistência social, que atuam no tratamento e reinserção social de usuários de crack, álcool e outras drogas.
Didática: material impresso, tutoria, vídeo-aula e teleconferências.
Carga horária: 120h/aula
Duração: 4 meses.
Total de vagas em 2012: 10 mil. Cerca de 5 mil profissionais concluíram a última edição do curso realizada no primeiro semestre de 2012.
Previsão de novas inscrições: abertura das inscrições em novembro de 2012 com término do curso previsto para abril de 2013.
Meta: capacitar, até 2014, aproximadamente 35 mil profissionais de saúde e assistência social.
Realização: Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad), do Ministério da Justiça em parceria com o Ministério da Saúde e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.
Certificação: certificado de extensão universitária emitido pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)
Acesse o site do curso
3. Curso para integração de competências no desempenho da atividade judiciária com usuários e dependentes de drogas
Descritivo: curso de extensão universitária, gratuito, na modalidade de educação a distancia, dirigido à equipe multiprofissional de Juizados Especiais Criminais e Varas da Infância e Juventude, para aplicação adequada da Lei 11.343/06 (Lei de Drogas).
Público-alvo: juízes, promotores, defensores públicos e profissionais que atuam na área psicossocial dos Juizados Especiais Criminais – JECs e Varas da Infância e da Juventude – VIJs.
Didática: material impresso, tutoria, vídeo-aula e teleconferências.
Total de vagas em 2012: 15 mil vagas (curso concluído em julho/2012).
Carga horária: 120h/aula
Duração: 3 meses.
Previsão de novas edições: entre janeiro e maio de 2013.
Meta: capacitar, até 2014, 45 mil operadores do direito e profissionais que atuam na área psicossocial dos JECs e VIJs.
Realização: Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad), do Ministério da Justiça em parceria com a Corregedoria do Conselho Nacional de Justiça (CNJ)
Certificação: certificado de extensão universitária emitido pelas Faculdades de Medicina e de Direito da Universidade de São Paulo (USP)
Acesse o site da última edição do curso.
4. Prevenção ao uso de indevido de drogas - capacitação para conselheiros e lideranças comunitárias
Descritivo: curso de extensão universitária, gratuito, na modalidade de educação a distancia. O objetivo é fortalecer a rede de prevenção do uso de crack, álcool e outras drogas por meio da capacitação dos diversos conselheiros municipais e estaduais e, também, líderes comunitários.
Público-alvo: conselheiros de segurança, sobre drogas, tutelar, dos direitos da criança e do adolescente, de educação, de saúde, de assistência social, da juventude, do idoso, do trabalho, de segurança comunitária; e líderes comunitários atuantes em ações de prevenção ao uso de crack, álcool e outras drogas.
Didática: material impresso, tutoria, vídeo-aula e teleconferências.
Total de vagas em 2012: 40mil vagas.
Carga horária: 120h/aula
Duração: três meses
Previsão de novas inscrições: abertura de inscrições em novembro de 2012.
Meta: capacitar 135 mil conselheiros e lideranças comunitárias até 2014 visando ao fortalecimento da rede de Conselhos Estaduais e Municipais.
Em 2012 foi concluída uma edição do curso com 15 mil vagas.
Realização: Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad), do Ministério da Justiça.
Certificação: certificado de extensão universitária emitido pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
Acesse o site da última edição do curso. Você terá acesso às teleconferências e outras informações. (conselheiros.senad.gov.br/)
5. Curso de prevenção do uso de drogas em instituições religiosas e movimentos afins - Fé na Prevenção
Descritivo: curso de extensão universitária, gratuito, na modalidade de educação a distancia, dirigida a lideranças religiosas e movimentos afins. O objetivo é ampliar o conhecimento técnico sobre drogas, qualificar o acolhimento dos membros da comunidade e mobilizar a rede de serviços disponíveis para a prevenção, o tratamento e a reinserção social de usuários e dependentes, bem como o apoio aos familiares.
Público-alvo: lideranças religiosas de diferentes doutrinas e movimentos afins
Didática: material impresso, tutoria, vídeo-aula e teleconferências.
Total de vagas em 2012: 10 mil. Cerca de 5 mil alunos concluíram a última edição do curso realizado no primeiro semestre de 2012.
Carga horária: 120h/aula
Duração: três meses.
Previsão de novas inscrições: abertura das inscrições em novembro de 2012.
Meta: capacitar, até 2014, 35 mil lideranças que atuam no acolhimento de usuários de crack, álcool e outras drogas nos municípios prioritários do Programa “Crack, é possível vencer”
Realização: Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad), do Ministério da Justiça.
Certificação: certificado de extensão universitária emitido pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
Acesse o site do curso.
6. Curso de capacitação para comunidades terapêuticas (CTS)
Descritivo: curso de extensão universitária, gratuito, na modalidade de educação a distancia, para capacitação em conceitos básicos, tratamento e reinserção social para líderes, terapeutas e gestores de comunidades terapêuticas (CTs). O foco da capacitação é voltado tanto para recuperação clínica como para reabilitação e reinserção social dos usuários de crack, álcool e outras drogas.
Público-alvo: líderes, terapeutas e gestores de comunidades terapêuticas (CTs)
Didática: material impresso, tutoria, vídeo-aula e teleconferências.
Total de vagas em 2012: 10 mil
Carga horária: 120h/aula
Duração: 4 meses.
Previsão de novas inscrições: novembro de 2012.
Meta: capacitar, até 2014, 15 mil gestores, lideranças, voluntários e profissionais que atuam em Comunidades Terapêuticas.
Realização: Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad), do Ministério da Justiça.
Certificação: certificado de extensão universitária emitido pela Universidade Estadual Paulista (Unesp)
7. Centros Regionais de Referência
Descritivo: Oferta de cursos presenciais gratuitos, no âmbito de Instituições de Ensino Superior públicas selecionadas a partir de editais de chamamento público, visando à capacitação de profissionais das redes de atenção à saúde e de assistência social, bem como da segurança pública, poder judiciário e Ministério Público, para o atendimento a usuários de crack e outras drogas.
Público-Alvo: Profissionais das redes de saúde, assistência social e segurança pública, do Poder Judiciário, Ministério Público e entidades que atuam no atendimento/apoio a adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas.
Didática: Aulas presenciais.
Carga Horária: 60h
Realização: Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas – SENAD, do Ministério da Justiça
8. Educação Integral
Descritivo: O Programa Educação Integral (transformação do Mais Educação) constitui-se como estratégia do Ministério da Educação para induzir a ampliação da jornada escolar e a organização curricular na perspectiva de ampliar a carga horária da educação brasileira.
Realização: Ministério da Educação
9. Programa Saúde na Escola (PSE)
Descritivo: vem contribuir para o fortalecimento de ações na perspectiva do desenvolvimento integral e proporcionar à comunidade escolar a participação em
programas e projetos que articulem saúde e educação, para o enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças, adolescentes e jovens brasileiros.
Realização: Ministério da Saúde e Ministério da Educação
10. Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente em Conflito com a Lei – SINASE
Descritivo: fortalecer por meio da formulação de diretrizes e normas de referência para o atendimento socioeducativo, da formação continuada de profissionais, da produção e divulgação da informação, do apoio à defesa técnica do adolescente, da construção e equipagem de núcleos de atendimento inicial e unidades socioeducativas, do apoio às medidas socioeducativas de meio aberto e da articulação e mobilização institucional e comunitária.
Realização: Secretaria de Direitos Humanos
11. Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte (PPCAAM)
Descritivo: finalidade é proteger, em conformidade com a Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990, crianças e adolescentes expostos a grave ameaça no território nacional.
Realização: Secretaria de Direitos Humanos
12. Núcleos de Formação Continuada de Conselheiros de Direitos e Tutelares – Escolas de Conselhos
Descritivo: Tem como intuito a formação e o aprimoramento de conselheiros de direitos e tutelares, tornando-os capazes de um saber autônomo e de uma ação transformadora no que concerne à proteção integral dos direitos de crianças e adolescentes.
Realização: Secretaria de Direitos Humanos
13. Capacitação de profissionais de segurança pública
Descritivo: a Secretaria Nacional de Segurança Pública coordenou a construção de cursos específicos para qualificar a atuação dos profissionais de segurança pública que atuarão no programa Crack, é possível vencer. São capacitações modulares que totalizam 160 horas, ou quatro semanas, de aulas presenciais.
Público-Alvo: policiais militares, policiais civis, bombeiros militares e guardas municipais
Didática: aulas presenciais.
Carga Horária: 160h
Duração: quatro semanas
Realização: Ministério da Justiça
contraste

