Cultura
Brasília sedia reunião do comitê mundial da Unesco
A capital brasileira vai sediar, pela segunda vez, a reunião anual do Comitê do Patrimônio Mundial, promovido pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). A 34ª edição do encontro, que é promovido desde 1977, acontece no período de 25 de julho a 3 de agosto, em Brasília.
O evento contará com a participação de mais de 180 delegações de diferentes países, além de representantes dos organismos internacionais dedicados ao assunto.
O encontro vai avaliar o estado de preservação e os riscos a que estão submetidos os bens naturais e culturais, incluídos na lista do patrimônio mundial. Os trabalhos serão conduzidos pelos representantes dos 21 estados que o integram.
Também serão deliberadas decisões sobre o acréscimo de outros bens a essa lista, e considerar as demandas de assistência financeira e o uso de recursos do Fundo do Patrimônio Mundial.
O Comitê do Patrimônio Mundial é um órgão intergovernamental responsável pela implementação da Convenção para a Proteção do Patrimônio Mundial, Cultural e Natural, de 1972. Atualmente, é composto por África do Sul, Austrália, Barbados, Barein, Brasil, Camboja, China, Egito, Emirados Árabes Unidos, Estônia, Etiópia, Federação Russa, França, Iraque, Jordânia, Mali, México, Nigéria, Suécia, Suíça e Tailândia.
O Brasil é o país eleito para presidir a comissão executiva do Comitê, no período entre a 33ª sessão sediada em Sevilha, na Espanha, e a 34ª sessão.
Programação
Uma semana antes do início do encontro será realizado na cidade o Fórum Juvenil do Patrimônio Mundial - Brasil, que envolverá estudantes de 16 a 18 anos das nações lusófonas e hispânicas da América do Sul e da África. Os jovens participarão de uma semana de oficinas, com visitas a bens de patrimônio moderno, histórico e natural e palestras sobre temas do patrimônio mundial.
A programação inclui ainda exposições relacionadas à Brasília e a outros patrimônios nacionais.
Todas as informações sobre a reunião deste ano estão disponíveis aqui.
Fonte:
Ministério da Cultura
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















