Cultura
Correios lançam selo em homenagem ao Maláui
A partir de terça-feira (6), os Correios vão colocar em circulação um selo postal que homenageia o Maláui, país situado no sudeste da África Oriental. Na capital do país, Lilongwe, o Lago Maláui abriga a beleza ornamental dos peixes ciclídeos, que também figuram no selo.
O bloco de selos mostra, na imagem de fundo, em tons pardos que lembram a savana africana, uma vista aérea do Lago Maláui, cujo contorno alongado reporta ao formato de um peixe, na cor escura. Trata-se de um dos maiores depósitos aquáticos do continente africano, com uma grande diversidade de peixes ornamentais, especialmente ciclídeos. Três deles são representados nos selos, exibindo suas formas e brilho num colorido vibrante. Compondo a imagem, é apresentada a bandeira nacional de Maláui.
O selo é uma criação do artista Carlos Horcades, que utilizou técnicas de desenho vetorial sobre fotografia, retoques a mão e computação gráfica. O valor facial do selo é de R$ 2 e a tiragem é de 150 mil blocos.
O Maláui, no idioma nativo chichewa, significa o nascer do sol, imagem presente na bandeira nacional. É um país interior, ou seja, sem saída para o mar. Ao mesmo tempo, o traço mais característico de sua paisagem é o imenso Lago Maláui, o terceiro mais extenso da África, que ocupa cerca de um quarto de sua superfície, aproximadamente 31.000 km², e que o divide com a Tanzânia e Moçambique.
O clima é tropical continental da região central até o norte do país, com uma temperatura média anual em torno de 30°C, e mais ameno ao sul, sofrendo, durante o inverno, a influência das massas de ar frio provenientes do polo sul. Sua vegetação típica é a savana, adaptada a secas longas e severas.
O Parque Nacional do Lago Maláui abrange o sul do lago, compondo cerca de 12 ilhas, uma reserva florestal e uma zona intocada até 100 metros da margem lacustre. O parque foi designado, em 1984, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), como Patrimônio da Humanidade.
A Série Relações Diplomáticas: Brasil-Maláui pode ser adquirida pelo site dos Correios ou pela Agência de Vendas a Distância: centralvendas@correios.com.br.
Fonte:
Correios
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















