Cultura
Fórum Internacional de Dança começa nesta quarta-feira (20) em Belo Horizonte
Na quarta-feira (20), começa a segunda etapa do Fórum Internacional de Dança (FID 2010), com a apresentação de 15 espetáculos, de 11 companhias nacionais e internacionais. Com apoio da Fundação Nacional de Artes (Funarte), a programação segue até 3 de novembro, em diversos espaços culturais de Belo Horizonte (MG).
O evento integra experiência e inovação: artistas como Trisha Brown (EUA), Angel Vianna (Brasil) e Louise Lecavalier (Canadá) reúnem-se a performers da mais recente geração da dança contemporânea brasileira. A 11ª edição do evento, que tem o tema “Por uma museologia do corpo que dança”, reúne grandes nomes, que representam a história da dança no Brasil e no mundo.
O fórum é composto de três programas: o FID Território Minas (grupos mineiros), o FIDinho (voltado para formação de público infantil) e o FID Conexão InterNacional (com grupos estrangeiros e brasileiros). Além dos espetáculos, estão programadas uma palestra-apresentação com o coreógrafo e dramaturgo alemão Raimund Hoghe e debates sobre os rumos da modernidade da dança brasileira, com Arnaldo Alvarenga e a bailarina, coreógrafa e professora Angel Vianna, que oferece, ainda, uma aula aberta ao público. Também há exibições de vídeos da “FIDoteca”, o acervo audiovisual do fórum, que registra toda a sua trajetória.
“A proposta do FID é proporcionar ao público apresentações em um ambiente de qualidade reconhecida na dança contemporânea”, diz Carla Lobo, diretora executiva do fórum. O evento, criado em 1996, também se propõe a promover a pesquisa, a integração de profissionais de diferentes culturas, o debate e o estímulo à produção. “A ideia é sempre mostrar que a dança não é apenas arte, mas também uma forma de pensamento, capaz de produzir novos conhecimentos”, completa.
Veja aqui a programação completa
Mais informações no site do FID.
Fonte:
Funarte
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















