Cultura
Mostra reúne obras nacionais e internacionais do cinema independente em MG
A Mostra CineBH chega à quarta edição com o objetivo de tornar-se uma das principais janelas do cinema brasileiro independente para o mercado internacional. Entre a próxima quinta-feira (21), até 26 de outubro, profissionais do mercado de cinema dos EUA, Europa e América Latina estarão em Belo Horizonte para conhecer a nova safra da produção audiovisual brasileira, além de trocar experiências e colaborar na construção deste primeiro evento de mercado do cinema brasileiro independente.
Paralelamente e em diálogo, será exibida produção estrangeira lançada nos principais festivais internacionais. Ao todo a programação exibirá 78 filmes nacionais e internacionais, sendo 31 longas, um média e 46 filmes de curta duração, divididos em 59 sessões ao longo dos seis dias de programação oferecida gratuitamente ao público.
O Brasil CineMundi – 1st International Coproduction Meeting vai abrigar a programação de debates e workshops, com profissionais brasileiros e internacionais, na busca de esclarecer os mecanismos dos financiamentos e coproduções internacionais e apontar caminhos para a inserção da produção audiovisual brasileira no mercado exterior.
Ao longo da programação da 4ª CineBH, a Mostra Contemporânea, assinada pelo crítico de cinema Pedro Butcher, apresenta títulos nacionais e internacionais que ocuparão as telas da Vila do Cinema instalada no bairro Santa Tereza e no Cine Humberto Mauro.
Integram a programação os filmes brasileiros Memória Cubana, de Alice de Andrade e Ivan Nápoles e Chantal Akerman, de cá, de Gustavo Beck e Leonardo Luiz Ferreira. A mostra internacional está composta pelos títulos mundiais de destaque, filmes como o francês Turnê, de Mathieu Almaric; o iraniano Cópia Fiel, de Abbas Kiarostami; o coreano Poesia, de Lee Chang-dong; os italianos Vencer, de Marco Bellocchio e Napoli, Napoli, Napoli, de Abel Ferrara, e o norte-americano Minhas Mães e Meu Pai, de Lisa Cholodenko.
Ainda como parte da programação internacional, teremos a exibição de importantes filmes latinos recentes, que servirão para ilustrar os debates sobre coprodução do Brasil CineMundi, como El Custodio, de Rodrigo Moreno; e Do Outro Lado da Lei e Leonera, de Pablo Trapero, este último parte da homenagem que será prestada este ano pela Mostra CineBH à Videofilmes, produtora reconhecida pela qualidade técnica e artística de seus trabalhos e pela diversidade de campos de atuação, buscando mesclar em sua carteira cineastas jovens e consagrados.
Mais uma novidade da programação internacional da Mostra CineBH 2010 é a parceria e o intercâmbio com o festival italiano Terra di Tutti Film Festival. Os brasileiros poderão conferir filmes italianos que privilegiam a temática socioambiental, selecionados especialmente para este novo panorama. Em contrapartida, os italianos verão uma mostra do cinema contemporâneo brasileiro, escolhida pela Universo Produção.
Complementam a programação da 4ª CineBH uma seleção da atual safra da produção de curta duração nacional e internacional – ao todo serão exibidos 46 curtas distribuídos em sete séries que reúnem produções do Brasil, Israel, Nova Zelândia, EUA, Alemanha, Romênia, França, Itália, Sérvia.
Fonte:
Ministério da Cultura
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















