Cultura
Estudantes do Prouni participam de intercâmbio cultural no Japão
Em janeiro de 2011, onze estudantes brasileiros atendidos pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) embarcarão para um intercâmbio cultural no Japão. O programa, Ship for World Youth (navegando pela juventude mundial, em tradução livre), contará com a participação de cerca de 300 jovens do Brasil, Japão e outros 11 países.
Esta é a 23ª edição do programa, criado em 1988, e a sexta vez que o País participa. Nas edições anteriores (1990, 1994, 2001, 2005 e 2007), a seleção dos jovens brasileiros foi feita por universidades federais. Este ano, a escolha foi realizada pelo Ministério da Educação (MEC) entre estudantes de ciências sociais com as melhores notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2008 que declararam falar inglês fluentemente — habilidade exigida pelo programa.
De acordo com o governo japonês, o objetivo da iniciativa é aprofundar a cooperação internacional e a amizade entre os jovens participantes com idade entre 19 e 29 anos para o desenvolvimento da capacidade de liderança. Os participantes são orientados a respeitar a diversidade das várias culturas e a ter em mente o ideal de liderar pessoas em busca de uma sociedade melhor e mais justa.
O programa de 51 dias começa em 11 de janeiro. Os jovens participarão de atividades diversas em um cruzeiro marítimo, com visitas a Honiara, nas Ilhas Salomão; Suva, nas Ilhas Fiji; Brisbaine, na Austrália; Port Vila, em Vanuatu, e atividades em terra em Nagasaki, Naha, Tóquio e Yokohama, Japão.
Antes da viagem, os estudantes brasileiros participam, entre os dias 6 e 11 de dezembro, em Brasília, de treinamento sobre o programa e seminários sobre a cultura japonesa, além de providenciar os vistos.
Fonte:
Ministério da Educação
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















