Você está aqui: Página Inicial > Cultura > 2011 > 03 > Inscrições para o concurso "Ler e escrever é preciso" começam nesta terça (1º)

Cultura

Inscrições para o concurso "Ler e escrever é preciso" começam nesta terça (1º)

por Portal Brasil publicado: 01/03/2011 18h53 última modificação: 28/07/2014 14h41

A partir desta terça-feira (1º), crianças e adolescentes podem se inscrever na sétima edição do “Concurso Cultural Ler e Escrever é Preciso”, iniciativa do Instituto Ecofuturo em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). As inscrições vão até 30 de junho de 2011.

O Ecofuturo convidou cerca de 70 mil escolas, 6 mil bibliotecas públicas e comunitárias e 800 organizações sociais em todo o País para ler, conversar e escrever sobre o tema “Vamos cuidar da vida”. 

O objetivo do instituto é incentivar o hábito da leitura e a expressão autoral por meio da escrita de crianças e adolescentes que estejam cursando séries do ensino fundamental e médio, da educação de jovens e adultos (EJA), professores e profissionais de biblioteca e educadores sociais. 

A parceria do MDS com o Instituto Ecofuturo pretende ainda incentivar a participação do público atendido pelo programa Projovem Adolescente, destinado à faixa de 15 a 17 anos e presente em mais de 3,5 mil municípios brasileiros. 

Todas as informações sobre o concurso estão disponíveis aqui, que também divulga a biblioteca virtual com publicações produzidas especialmente para o projeto. 


Premiação 

Formado por especialistas de diversas áreas, o grupo de jurados vai analisar os materiais inscritos, divididos em seis categorias. A ideia é selecionar os textos mais originais e criativos. 

Os autores das 60 redações que melhor traduzirem o conceito sobre os cuidados com a vida, além de receberem troféu e certificado, vão ganhar também um notebook e uma coleção de clássicos da literatura.

O Ecofuturo vai lançar ainda um livro com os textos premiados. Os vencedores serão conhecidos durante evento cultural em São Paulo. 

Organização social de interesse público, o Instituto Ecofuturo é mantido pela Suzano Papel e Celulose desde 1999. Realiza projetos que promovem o desenvolvimento de práticas de gestão sustentável em reservas naturais e centros urbanos, como o Parque das Neblinas, que fica entre Mogi das Cruzes e Bertioga, em São Paulo, e o Programa Investimento Reciclável (PIR).


Fonte:
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons CC BY ND 3.0 Brasil CC BY ND 3.0 Brasil