Cultura
Frente Parlamentar Mista de Apoio à Cultura é lançada no Congresso
Uma cerimônia realizada nesta quarta-feira (6) no Congresso Nacional marcou a instalação da Frente Parlamentar Mista de Apoio à Cultura, grupo que terá como principal missão acompanhar as pautas na área de cultura nas duas casas. O evento reuniu parlamentares, entre senadores e deputados, artistas e militantes dos movimentos culturais.
Ao abrir as atividades da frente, a ministra da Cultura Ana de Hollanda pediu aos parlamentares a abertura do diálogo para o avanço das políticas públicas para a cultura. “E, sem dúvida, a criação da Frente Parlamentar é um instrumento fundamental no fomento desse diálogo, para que possamos, com isso, construir políticas públicas fundamentais para a nossa área. E o caráter plural e suprapartidário da Frente só aumenta sua representatividade e importância dentro dessa elaboração”, disse.
A ministra destacou alguns projetos que estão em tramitação no Congresso Nacional e que devem ser abraçados pela Frente. “O Vale-Cultura é importantíssimo neste momento, porque vai permitir o acesso do trabalhador a um vale de R$ 50 que ele poderá usar para ir ao teatro, comprar um livro etc. Há outras medidas, como a Proposta de Emenda à Constituição PEC- 150/03, que prevê 2% do Orçamento da União para a cultura. Há, ainda, projetos na área do circo, do cinema e outros”, afirmou a ministra.
A Frente Parlamentar Mista de Apoio à Cultura já conta com a adesão de mais de 300 deputados e senadores. Também vão compor a frente coordenadores estaduais e do DF, que serão responsáveis por acompanhar as demandas e a mobilização dos atores culturais locais.
“Quando se quer colocar a cultura num contexto econômico, não se pode esquecer da classe trabalhadora. Também é importante facilitar e democratizar o acesso aos bens culturais para a maior parte da população”, defendeu o deputado Stepan Nercessian (PPS-RJ), um dos três vice-presidentes da Frente Parlamentar Mista de Apoio à Cultura. Ocupam ainda o cargo de vice-presidente da Frente o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) e o deputado Antonio Roberto Soares (PV-MG).
Fonte:
Ministério da Cultura
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















