Cultura
Minc vai ajudar a Bolívia a desenvolver políticas culturais
A ministra da Cultura, Ana de Hollanda recebeu nesta quinta-feira (7), pela manhã, o embaixador da Bolívia José Alberto Gonzales Samaniego. Durante o encontro, o embaixador pediu o apoio do MinC para o desenvolvimento de políticas culturais na Bolívia e se colocou à disposição para a troca de experiências entre os dois países.
“O nosso ministério é muito novo, precisamos avançar nas políticas culturais e queremos trocar experiências com o Brasil que se apresenta, nesse aspecto, mais maduro. Estamos aqui para começar um diálogo e construir projetos em comum que nos possibilite uma troca de conhecimento”, disse o embaixador.
“É interesse do Brasil voltar os olhos para América Latina, sobretudo, no aspecto cultural. A Funarte desenvolve projetos importantes que poderíamos levar a seu país. Programas de músicas, teatro, circo, além de técnicos do Sistema MinC poderá ser importante na construção dessa ponte cultural”, afirmou a ministra.
Acordo Bilateral
O diretor de Relações Internacionais do MinC, Marcelo Dantas, afirmou que os dois países já têm projetos importantes em desenvolvimento na área de patrimônio, além de intercâmbios artísticos e técnico.
Em 2010, Brasil e Bolívia assinaram um Termo de Cooperação Bilateral com o apoio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e da Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores (ABC/MRE).
Entre as ações estão o envio de técnicos brasileiros experientes em formulação de políticas culturais para contribuir nas discussões dos Conselhos Culturais da Bolívia.
A parceria também traz para o Brasil técnicos em gestão cultural bolivianos para conhecer ações do MinC, realizar oficinas de trabalho, trocar informações, elaborar diagnósticos e apresentar ações como os pontos de Cultura.
Fonte:
Ministério da Cultura
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















