Cultura
Governo pede apoio dos pontos de cultura para dar continuidade ao programa
A ministra da Cultura, Ana de Hollanda, pediu nesta quarta-feira (25) a compreensão e parceria da Comissão Nacional dos Pontos de Cultura para dar continuidade às ações do Programa Cultura Viva e buscar soluções aos impasses gerados pelo atraso no pagamento dos editais do setor. A solicitação foi feita durante encontro no plenário da Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados.
“Eu também desejo ver atendidas todas as reivindicações feitas aqui, mas peço a colaboração de vocês para podermos caminhar”, comentou a ministra para um auditório lotado por representantes de Pontos de Cultura de todo País, que vieram a Brasília pedir ao governo a continuidade e o avanço das ações do Programa Cultura Viva do Ministério da Cultura (MinC).
Eles entregaram à ministra um documento contendo as principais reivindicações do movimento e manifestaram preocupação com o posicionamento da Advocacia Geral da União (AGU) em relação aos editais “Agente Cultura Viva” e “Agente Escola Viva”, que devem ser cancelados. Quantos aos “Pontões de Cultura”, também citados no documento, a secretária Marta Porto já informou que novos convênios só serão realizados em 2012.
Ana de Hollanda disse que os dirigentes do ministério reconhecem a importância do programa, mas pediu a compreensão do setor para o aperto financeiro que o ministério vem enfrentando neste primeiro ano de gestão. “Quero que entendam que não é má vontade da nossa parte e que o dinheiro não está sendo desviado para outras áreas”, comentou a ministra. Como alternativa à falta de recursos para efetuar o imediato pagamento dos editais atrasados, ela ofereceu a manutenção de um diálogo permanente com o setor, na busca de alternativas e soluções.
Fonte:
Ministério da Cultura
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















