Cultura
Festa em Brasília encerra prêmio que consagrou ações de preservação da cultura e do patrimônio nacional
A Sala Villa Lobos, do Teatro Nacional Claudio Santoro, em Brasília, reuniu mais de 2,4 mil pessoas para homenagear os sete vencedores da etapa nacional da 24ª edição do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, editado anualmente pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), como um estímulo a pessoas e instituições que desenvolvem e implantam ações preservacionistas e de educação patrimonial.
Na cerimônia, os vencedores receberam troféu, certificado e R$ 20 mil por ações de preservação e divulgação do patrimônio cultural. Este ano, inserido nas comemorações do Ano Internacional do Afrodescendente , a cerimônia também foi o espaço para a entrega do Prêmio Viva Meu Mestre, em apoio à transmissão dos conhecimentos tradicionais ligados à prática da Capoeira.
Confira aqui os premiados desta edição.
Rodrigo Melo Franco de Andrade
O advogado, jornalista e escritor Rodrigo Melo Franco de Andrade nasceu em 17 de agosto de 1898, em Belo Horizonte. Foi redator-chefe e diretor da Revista do Brasil. Na política, foi chefe de gabinete de Francisco Campos, atuando na equipe que integrou o Ministério da Educação e Saúde do governo Getúlio Vargas. O grupo era formado por intelectuais e artistas herdeiros dos ideais da Semana de 1922.
Rodrigo Melo Franco de Andrade comandou o Iphan desde sua fundação em 1937, até 1968. O prêmio foi criado em 1987 em reconhecimento às ações de proteção, preservação e divulgação do patrimônio cultural brasileiro. Seu nome é uma homenagem ao primeiro dirigente da instituição.
Fonte:
Iphan
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















