Cultura
Ministra da Cultura participa da abertura de exposição cultural na Bélgica
A ministra da Cultura, Ana de Hollanda, abriu na última quinta feira (6), na Antuérpia (Bélgica) a exposição “A Rua”. A mostra faz parte da programação do Europalia, que é o maior festival de cultura da Europa. Neste ano o evento presta homenagem ao Brasil. A programação acontecerá até o dia 15 de janeiro de 2012, e vai passar também por Luxemburgo, França, Alemanha e Holanda.
A programação cultural do Festival é organizada pelo Ministério da Cultura (Minc), com investimentos de cerca de R$ 30 milhões.
A exposição A Rua (The street), estará aberta ao público até o dia 22 de janeiro de 2012, no Museu de Arte Contemporânea de Antuérpia e apresentará o trabalho de 20 artistas cujas vidas estão relacionadas ao Rio de Janeiro. A exibição tem como foco o desenvolvimento do cenário artístico carioca nas últimas quatro décadas.
“Para nós, brasileiros, é muito importante trazer um pouco da nossa arte que ainda tem aspectos desconhecidos na Europa”, afirmou a ministra em seu discurso de abertura da mostra. Ela lembrou que “a arte brasileira é fruto de um povo mestiço formado por indígenas, africanos e europeus”.
Além dos aspectos geográficos e históricos, a exposição enfatizará os diferentes papeis das ruas na produção artística contemporânea do Rio, a rua como um espaço público, como um lugar onde pessoas e arte se encontram, como área onde a comunidade pode experimentar e constantemente reinventar-se.
Logo que chegou a Antuérpia, a ministra Ana esteve no Museu da Moda (Modem Museu – Momu), onde conferiu a exposição Contos de Fadas (Dream The World Awake) da Coleção de Walter Van Beirendonck, estilista conceituado na Europa.
Além da ministra, compareceram a abertura da exposição os secretários de Políticas Culturais e comissário-geral brasileiro no Festival Europalia, Ségio Mamberti, e da Identidade e Diversidade Cultural, Cláudia Leitão, os presidentes da Fundação Nacional de Artes, Antônio Grassi, do Instituto Brasileiro de Museus, José do Nascimento Junior, da Fundação Cultural Palmares, Eloi Araújo, e o diretor de Relações Internacionais do Minc e diretor-executivo do Comissariado brasileiro, Marcelo Dantas.
Fonte:
Ministério da Cultura
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















