Cultura
Festival Internacional de Sopro terá 28 concertos no Rio de Janeiro
O projeto Música no Museu apresentará no Rio de Janeiro, no período de 4 a 30 de novembro, o IV Festival Internacional de Sopros, que inclui a realização de 28 concertos. As apresentações serão realizadas em espaços como a Biblioteca Nacional, Museu da República, Arquivo Nacional, Museu de Arte Moderna, dentre outros. Oboé, fagote, clarineta e flauta são instrumentos que estarão em destaque durante todo o evento. O projeto conta com o apoio do Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet (Lei nº 8.313/91).
O concerto de abertura ficará a cargo da Orquestra Jovem Música no Museu, nesta sexta-feira (4), às 12h30, no Centro Cultural Light, com capacidade para 200 lugares. Será a estreia do Concerto para Clarineta e Cordas, do Maestro Anderson Alves. No programa constam obras de J. Sibelius, Heitor Villa-Lobos, G. Bottesini, F. Mendelsohn e Anderson Alves. A apresentação inaugural será dedicada ao professor e clarinetista José Carlos de Castro.
O curador do festival é o oboísta e compositor Harold Emert, que se inspirou nos festivais anuais do International Double Reed Society, onde participou cinco vezes como intérprete em várias cidades dos Estados Unidos, em Buenos Aires, na Argentina, e Melbourne, na Austrália.
Harold Emert destacou sua expectativa em ralação ao evento: “O Rio de Janeiro é uma cidade aberta para novidades e espero que com este festival comece um novo ciclo, principalmente para as palhetas duplas [oboé e fagote]. Temos todos os anos festivais dos cellos e harpas, que estão sendo incluídos em trilhas sonoras de novelas e filmes nacionais. Então, por que não os nossos instrumentos?”.
Os 28 concertos que serão realizados no Rio de Janeiro, somados aos demais espaços onde se desenvolverá a programação normal do Música no Museu, como São Paulo e Porto Alegre, além do encerramento do projeto em Sydney, na Austrália, totalizam 37 apresentações musicais ao longo de todo o mês de novembro.
Veja a programação do evento.
Fonte:
Ministério da Cultura
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















