Cultura
Funarte realiza 1º Encontro de Políticas para as Artes
Para promover a reflexão sobre as políticas para as artes, em âmbito nacional, e contribuir com sua formulação e aperfeiçoamento, a Fundação Nacional de Artes (Funarte) realiza, pela primeira vez, o Encontro Funarte de Políticas para as Artes. O evento será no Palácio Gustavo Capanema, no Rio de Janeiro, de 8 a 10 de novembro. Aberto ao público, em geral, a iniciativa reunirá especialistas, artistas, estudiosos e interessados na área, que vão divulgar trabalhos e debater sobre ideias e ações ligadas à cultura.
O encontro oferece quatro atividades: uma mesa de experiências, com palestras de produtores, artistas e pesquisadores, que apresentam projetos bem-sucedidos; uma mesa com exposições de estudos acadêmicos; grupos de trabalho de boas práticas, para debates sobre realizações inovadoras e de sucesso; e, ainda, uma mostra artística com professores e alunos da Escola Nacional de Circo, da Funarte, além de outros artistas, contemplados em programas da fundação.
As discussões seguem eixos temáticos como arte e tecnologia, fomento, artes e economia criativa, gestão de políticas culturais, arte e sustentabilidade e, ainda, memória e preservação. O objetivo do evento é promover o debate qualificado sobre as políticas para o setor artístico no Brasil e, ainda, divulgar pesquisas, reflexões históricas e trabalhos práticos. Desta forma, fortalecer a atuação de instituições, da sociedade civil e de agentes culturais, que produzem e difundem a arte brasileira.
O presidente da Funarte, Antonio Grassi, que abre os trabalhos, no dia 8, destaca que o 1º Encontro de Políticas para as Artes está de acordo com a missão institucional da fundação, responsável pela promoção e o incentivo à produção, à prática e ao desenvolvimento das ações artísticas e culturais no Brasil. “Este evento é inédito e promete tornar-se uma referência importante para o setor. Nossa expectativa é de que esta ação colabore para estimular a arte no País”, diz Grassi.
Veja aqui a programação do evento.
Fonte:
Funarte
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















