Cultura
Paço Imperial reabre com exposição que mostra 100 anos de arte no Brasil
O Centro Cultural Paço Imperial, no Rio de Janeiro, reabriu suas portas ao público após as obras de reforma e modernização. O espaço voltou a funcionar nessa quinta-feira(17), com a abertura da exposição 1911-2011 Arte Brasileira e Depois. O acervo da Coleção Itaú apresenta 186 obras de 137 artistas que dão um panorama da produção artística realizada no País nos últimos cem anos.
Na produção, o visitante percorre seis módulos que traçam o caminho percorrido pela arte brasileira desde as primeiras décadas do século passado até hoje. A mostra já está aberta à visitação pública e permanece em cartaz até 12 de fevereiro de 2012.
Com um espaço arquitetônico privilegiado, o Paço Imperial tornou-se, desde a sua restauração na década de 1980, um centro de exposições e eventos que preserva a memória histórica e incorpora as inovações da cultura brasileira. Construído em 1743, foi usado como Casa dos Vice-Reis do Brasil. Com a chegada da corte de D. João VI ao Rio de Janeiro, e a elevação da colônia à condição de Reino Unido a Portugal e Algarves, o Paço se transformou em sede dos governos do Reinado e do Império. Após a Proclamação da República, o prédio foi a sede dos Correios e Telégrafos. Tombado pelo Iphan em 1938, o espaço é hoje é um dos marcos da história cultural do Rio de Janeiro.
Fonte:
Iphan
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















