Cultura
Unesco aprova proposta brasileira para proteção do patrimônio museológico
Uma proposta do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), órgão vinculado ao Ministério da Cultura, sobre a criação de instrumento normativo de Proteção e Promoção do Patrimônio Museológico e Coleções foi aprovada por 30 países que participaram da 36ª Conferência Geral da Unesco, em Paris (França).
O documento foi defendido, na semana passada, pelo presidente do Ibram, José do Nascimento Junior, durante a reunião da Comissão de Cultura da Conferência. A proposta terá coordenação do instituto no processo de construção do instrumento normativo que visa o desenvolvimento, pelos países membros da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco), de políticas públicas para a área museológica.
Como primeira missão, o Ibram e a Unesco irão organizar uma reunião com especialistas internacionais da área de patrimônio museológico para discutir o tema. O encontro está previsto para 2012 e será realizado no Brasil. A criação desse instrumento normativo havia sido aprovada anteriormente pelos ministros de países ibero-americanos na XIV Conferência Iberoamericana de Cultura, realizada no Paraguai.
Durante a Conferência Geral, o Brasil também foi um dos 15 países eleitos para compor o comitê executivo de criação do Museu da Civilização Egípcia, que será construído no Cairo com apoio da Unesco.
Fonte:
Ministério da Cultura
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















