Cultura
Ancine apoiou 73 obras em festivais internacionais em 2011
Foram 24 curtas, 20 médias e 29 longas-metragens contemplados pelo Programa de Apoio à Participação Brasileira em Festivais Internacionais da Agência Nacional do Cinem (Ancine) em 2011. Entre os filmes exibidos nos exterior com auxilio da agência estiveram "Tropa de Elite 2 - O inimigo agora é outro", "Heleno", "Trabalhar cansa", "Girimunho" e "Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios". Cerca de 39 festivais do mundo tiveram obras auxiliadas pela agência. Roterdã, Berlim, Cartagena, Toulouse, Punta del Este, Guadalajara, Cannes, Huelva, Havana e Santa Maria da Feira foram algumas das cidades que assistiram a filmes nacionais que contaram com apoio da agência.
Para 2012, o programa traz novidades. Nove novos festivais foram incluídos na lista: Curtas Vila do Conde (Portugal), IndieLisboa (Portugal), DocLisboa (Portugal), Festival Internacional de Cinema de Morelia (México), South by Southwest (Texas, EUA), Festival Internacional de Cinema de Chicago (EUA), Vienalle (Áustria), Festival Internacional de Cinema de Estocolmo (Suécia), Festival de Cinema de Istambul (Turquia). Os apoios concedidos a cada filme se diferenciam em função da categoria em que se encontra a mostra para o que o filme for convidado.
Desde 2006, o Programa de Apoio à Participação Brasileira em Festivais internacionais auxilia com serviços e recursos financeiros os filmes nacionais selecionados para festivais internacionais.
Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail para programa.apoio@ancine.gov.br.
Fonte:
Ancine
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















