Cultura
Cultura e Turismo divulgam nota de pesar pela morte de Seu Teodoro Freire
Os ministérios do Turismo e da Cultura divulgaram nota de pesar pela morte de Teodoro Freire, no último domingo (15), aos 91 anos. O maranhense Seu Teodoro foi responsável por trazer a cultura do bumba-meu-boi ao Distrito Federal.
“É com pesar que o Ministério do Turismo recebe a notícia do falecimento de Teodoro Freire, o maranhense que trouxe o bumba-meu-boi para o Distrito Federal. Seu Teodoro ajudou a manter viva uma tradição cultural não só do Maranhão, mas de toda a nação brasileira”, diz a nota do Turismo.
O texto diz, ainda, que “a dedicação desse mestre da cultura popular fez com que ‘o bumba-meu-boi e o tambor-de-crioula do Seu Teodoro’ fosse reconhecido como patrimônio imaterial do Distrito Federal pelo Ministério da Cultura. Nesse momento de tristeza, nos unimos à família de Seu Teodoro e a toda a população brasileira.”
Segue a nota do Ministério da Cultura:
“Lamento profundamente a morte de Seu Teodoro Freire, mestre da cultura popular e particularmente do Bumba-meu-boi no Distrito Federal. Desde sua infância no Maranhão, onde nasceu em 1920, já se envolvia com as tradições de sua região. Mas foi ao chegar a Brasília que impulsionou de vez a defesa dessas tradições com a criação do Centro de Tradições Populares, a ponto de ser agraciado pelo Ministério da Cultura com a Ordem do Mérito Cultural e ter seu trabalho reconhecido como Patrimônio Imaterial do DF. Aos familiares, amigos e participantes dessa sua missão, envio um abraço de conforto e as homenagens do MinC.”
Vitor Ortiz
Ministro Interino de Estado da Cultura
Fonte:
Ministério do Turismo
Ministério da Cultura
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















