Cultura
Filme brasileiro sobre irmãos Villas Bôas participará do Festival de Cinema de Berlim
A produção brasileira do paulistano Cao Hamburger, Xingu, está entre os filmes selecionados para a mostra Panorama no Festival de Cinema de Berlim, que será realizado de 9 a 19 de fevereiro na capital alemã. O longa-metragem reconstitui a saga dos sertanistas Orlando, Leonardo e Cláudio Villas Bôas, considerados a vanguarda dos direitos dos indígenas e da preservação do meio ambiente no Brasil, e tem os atores Caio Blat, João Miguel e Felipe Camargo como protagonistas.
O filme recebeu R$ 2,6 milhões do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), gerenciado pela Agência Nacional do Cinema (Ancine), em chamadas públicas para produção e distribuição de longas-metragens independentes. A produção do longa foi orçada em aproximadamente R$ 14,3 milhões.
O FSA é um fundo destinado ao desenvolvimento articulado de toda a cadeia produtiva da atividade audiovisual no Brasil e possui recursos oriundos da própria atividade econômica, de contribuições recolhidas pelos agentes do mercado, principalmente da Contribuição para o Desenvolvimento da Indústria Cinematográfica Nacional (Condecine) e do Fundo de Fiscalização das Telecomunicações (Fistel). O Comitê Gestor do FSA é composto por dois representantes do Ministério da Cultura, um da Ancine, um dos agentes financeiros credenciados e por dois membros da indústria audiovisual.
Na mostra Panorama do Festival de Cinema de Berlim são apresentados novos filmes de cineastas consagrados, filmes de estreia e novas descobertas. Tradicionalmente, filmes de autor são a espinha dorsal da mostra. Todas as obras apresentadas são premieres mundiais ou europeias. No Brasil, Xingu tem estreia prevista para o dia 6 de abril.
Fonte:
Ancine
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















