Cultura
Mdic negocia parceria com Emirados em pólo audiovisual 3D
A consolidação de um polo de produção audiovisual 3D no Brasil foi tema de reunião entre o secretário de Comércio e Serviços do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic), Humberto Ribeiro; o presidente da Apex-Brasil, Maurício Borges; e o diretor-geral da Dubai Media City, Mohammed Abdulah, na quinta-feira (16), em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos.
Por parte do Brasil, há interesse em criar um ou mais centros de geração e produção audiovisual e desenvolvimento de conteúdos em 3D para mídias variadas, como TV, cinema, internet e games. Por parte dos Emirados Árabes, que transfeririam know-how, qualificação de recursos humanos e parte do capital, há o interesse de produzir conteúdo sobre o Brasil. Segundo Abdulah, a empresa, que mantém três cidades tecnológicas em Dubai, tem recebido uma demanda crescente por conteúdo sobre o Brasil.
A empresa atende mais de 2 mil empresas de todo o mundo. "Uma possibilidade é o polo brasileiro se transformar num hub do Dubai Media City na América Latina", disse Ribeiro. "A experiência de Dubai, que consolidou três parques de produção em cerca de uma década, com empresas de todo o mundo, pode nos ajudar na implantação no Brasil de um polo produtivo já integrado globalmente", completou.
Para o presidente da Apex, a eventual instalação do centro tecnológico pode permitir o desenvolvimento de tecnologia nacional 3D para transmissão dos jogos da Copa do Mundo de 2014. "Do contrário, as empresas trarão a tecnologia de transmissão e depois dos jogos levarão de volta, a exemplo do que acontece na Fórmula 1", disse Borges.
A empresa pertence à holding Tecom, um dos fundos soberanos do governo dos Emirados Árabes Unidos especializado em audiovisual, tecnologia da informação, serviços educacionais e de saúde e biotecnologia.
Fonte:
Apex-Brasil
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















