Cultura
Bahia recebe a primeira etapa do projeto do Instituto Brasileiro de Museus
Vai começar na próxima quarta-feira (21), o projeto Conexões Ibram. O programa é voltado para área de Cultura na área museológica envolvendo todos os estados brasileiros. A iniciativa é do Instituto Brasileiro de Museus, instituição vinculada ao Ministério da Cultura (Ibram/MinC). O objetivo é estender as políticas públicas do setor para museus estaduais e municipais, mediante a construção de uma agenda comum de trabalho.
O primeiro encontro será realizado em Salvador, no Museu de Arte da Bahia. O evento dará início a uma séries de reuniões para a elaboração do cronograma de trabalho.
Neste primeiro momento, 13 estados já estão com as reuniões agendadas, dias 21 e 22 de março (BA), 18 a 20 de abril (RN), 23 a 25 de abril (CE), 26 a 28 de abril (ES). No mês de maio haverá reuniões ainda no Paraná, Piauí e Alagoas e em junho as reuniões serão em Pernambuco e Goiás. Em agosto é a vez de Pará, Santa Catarina e Maranhão. O Rio de Janeiro recebe o Conexões em setembro.
O presidente do Ibram, José do Nascimento Junior, que acompanhará a maioria dos encontros, disse que serão momentos de discussão em cima de sete temas-chave para a atual política dos museus e elaboração de agendas de trabalho em cada estado.
Serão debatidos temas como por exemplo, o Programa iMuseus, que é uma construção de rede de informações do setor museal, o Estatuto de Museus, o Plano Nacional Setorial de Museus.
“Estamos prevendo a qualificação dos espaços das exposições permanentes, a identificação das etiquetas de referência das obras a em várias línguas, bem como a qualificação de todos os serviços dos museus, para a recepção dos turistas e do público brasileiro”, comentou.
José do Nascimento Junior informou, ainda, que a participação dos museus brasileiros nas atividades culturais para o mundial de futebol também será debatida nestes encontros com os governos estaduais.
Fonte:
Ministério da Cultura
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















