Cultura
Arca das Letras vai à Bienal
O Projeto Arca das Letras, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), irá participar da I Bienal Brasil do Livro e da Leitura, em Brasília. Entre os dias 14 e 23 de abril, os visitantes da feira poderão conhecer o funcionamento de uma biblioteca rural no estande que será montado na Esplanada dos Ministérios. No espaço, que reproduz as arcas entregues às comunidades rurais, haverá atividades diárias de incentivo à leitura e um ponto de doação de livro ao projeto.
“Essa é uma excelente oportunidade para que as pessoas que ajudam o projeto conheçam na prática seu funcionamento”, afirma a coordenadora geral de ação cultural do ministério, Cleide Soares. Segundo ela, a população do Distrito Federal tem sido grande parceira na doação de material para as bibliotecas rurais, e com a participação na Bienal mais pessoas passarão a conhecer o projeto. “Esperamos, assim, favorecer novas doações”, acrescenta.
Os interessados em ajudar o projeto podem levar os livros diretamente ao estande do MDA durante a feira ou encaminhá-los a qualquer momento para o endereço do ministério em Brasília. No caso de grandes doações, o colaborador pode entrar em contato com a coordenação do Arca das Letras, que providenciará o transporte.
O projeto Arca das Letras é um grande programa de incentivo à leitura, de implantação de bibliotecas e de formação de agentes de leitura no campo que está em funcionamento em todos os estados brasileiros. São quase nove mil bibliotecas instaladas e, aproximadamente, 2,5 milhões de livros circulando nas comunidades rurais, que atendem mais de oito milhões de pessoas do meio rural.
O objetivo é buscar o desenvolvimento rural e a promoção da cultura de cada localidade. Para isso, o projeto leva em conta a realidade de cada comunidade a que chega. O acervo das arcas é construído a partir de uma consulta aos moradores da região que apontam assuntos de seus interesses e necessidades, além de indicar o local onde a arca será instalada e escolher os agentes de leitura.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















