Cultura
Centro Cultural no Rio será revitalizado
Localizada a dois quilômetros do Centro de Paty do Alferes, no estado do Rio de Janeiro, a 119 km da capital, a Aldeia de Arcozelo, complexo cultural voltado para teatro, dança e circo, ganha um projeto de completa revitalização e ocupação. Nesta quinta-feira (19), um termo de cooperação técnica e gestão executiva do espaço foi assinado pelo Ministério da Cultura (MinC), Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro e Prefeitura Municipal de Paty do Alferes.
O projeto de revitalização inclui reforma, manutenção, operacionalização, funcionamento, ocupação e desenvolvimento do complexo, que conta com dois teatros (um deles ao ar livre), instalações para hospedagem e alimentação de grupos artísticos, salas de cursos e exposições e área de biblioteca.
A construção principal é uma “casa grande” da antiga Fazenda da Freguesia, com dois andares, em estilo colonial, construída em 1792, na época do ciclo do café. Nos anos 1960, o então embaixador carioca Paschoal Carlos Magno (1906 – 1980) transformou a propriedade na Aldeia de Arcozelo, com o propósito de criar ali um centro cultural, para a realização de projetos permanentes, com escola de teatro e local de aprimoramento e retiro para artistas. As obras de adaptação da Aldeia de Arcozelo mantiveram as características essenciais da fazenda. O complexo é gerido pela Fundação Nacional de Artes, através do Centro de Artes Cênicas (Ceacen).
Fonte:
Ministério da Cultura
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















