Cultura
Divulgados vencedores do 2º Prêmio Nacional de Expressões Culturais Afro-brasileiras
Foi divulgado nesta sexta-feira (13) o resultado dos vencedores do 2º Prêmio Nacional de Expressões Culturais Afro-brasileiras, edição de 2011, realizado pela Fundação Cultural Palmares (FCP) e pelo Centro de Apoio ao Desenvolvimento Osvaldo dos Santos Neves (Cadon), com o patrocínio da Petrobras.
O prêmio, que tem como objetivo estimular e incentivar as expressões artísticas de estética negra, dedicou sua segunda edição às comemorações do Ano Internacional dos Povos Afrodescendentes, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2011, para o combate ao racismo. A premiação no total de mais de R$ 1 milhão de reais para os 20 projetos contemplados será no dia 7 de maio, no Teatro Rival, no Rio de Janeiro.
Os projetos foram avaliados por uma comissão de membros indicados, que levaram em conta critérios como excelência artística, histórica e efetiva contribuição para a cultura afro-brasileira, pertinência do conteúdo à questã, qualificação dos profissionais e viabilidade técnica de execução.
Para o diretor do Departamento de Fomento e Promoção da Cultura Afro-brasileira da FCP, Martvs das Chagas, o resultado reflete a seriedade, o empenho e o compromisso com a cultura negra por parte dos membros da comissão julgadora. “Trabalhamos no sentido de fazer valer o que diz o edital, buscando premiar ações no teatro, dança e artes visuais com projetos de todas as regiões do País. E conseguimos atingir o objetivo”, ressalta.
Segundo Martvs, a segunda edição do prêmio é mais uma demonstração do compromisso do Ministério da Cultura, Fundação Cultural Palmares, Petrobras e Centro de Apoio ao Desenvolvimento Osvaldo dos Santos Neves (Cadon) para o estímulo e fomento das produções culturais negras, buscando assim demonstrar a forte influência dessa cultura na sociedade brasileira.
Confira aqui a lista dos vencedores.
Fonte:
Fundação Palmares
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















