Cultura
Governo e sociedade discutem políticas para povos de cultura cigana
Representantes de nove ministérios se reúnem na próxima semana, no Rio de Janeiro, com lideranças dos povos de cultura cigana, dos diversos clãs e de diferentes Estados da Federação. A atividade, anunciada nesta segunda-feira (21), é coordenada pela Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir) e tem como objetivo a coleta de subsídios para elaboração de um Plano de Ação Governamental que atenda demandas desse grupo.
“O encontro deve contribuir para que os agentes do governo supram a lacuna gerada pelo desconhecimento”, afirma a secretária de Comunidades Tradicionais, Silvany Euclênio. Ela explicou que um dos maiores entraves para a implementação de políticas públicas direcionadas a esse segmento populacional é a fragilidade dos dados à disposição dos gestores, principalmente no que tange ao modo de vida e às necessidades dos povos de cultura cigana no Brasil.
O evento é realizado pela Seppir, em parceria com os Ministérios da Cultura, do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, do Meio Ambiente, da Educação e da Saúde, Secretaria de Direitos Humanos, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Secretaria Gral-PR, Secretaria de Políticas para as Mulheres, e celebra o Dia Nacional dos Povos de Cultura Cigana, instituído em 2006, através de Decreto assinado presidente Lula.
Fonte:
Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















