Cultura
Cerca de 380 rondonistas participam no Pará como voluntários do Projeto Operação Açaí
A Operação Açaí, que faz parte do Projeto Rondon, mobilizará durante 17 dias no estado do Pará, universitários que realizarão palestras e oficinas sobre temas como: cultura, direitos humanos e justiça, educação, saúde, comunicação, meio ambiente, trabalho, tecnologia e produção. A ação que acontecerá no período de 6 a 22 de julho visa contribuir para o desenvolvimento sustentável e aumentar o bem-estar de comunidades carentes.
Dezenove municípios paraenses contarão com a participação de 38 Instituições de Ensino Superior (IES) de nove estados e o Distrito Federal.
Na ocasião, os rondonistas terão oportunidade de trabalhar diretamente com os agentes multiplicadores, como por exemplo, funcionários de prefeituras, professores, servidores da área de saúde e lideranças locais, permitindo assimilar conhecimentos.
Em cada município, 20 voluntários de duas instituições de ensino superior terão a função de proporcionar a troca de experiências e informações que assegurem maior integração entre as equipes.
O projeto contará com o suporte logístico do Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba), unidade militar da Marinha.
O projeto
O Projeto Rondon é uma ação do governo federal coordenada pelo Ministério da Defesa (MD). O projeto realiza a capacitação de agentes multiplicadores de comunidades em municípios mais isolados e carentes do Brasil.
A ação proporciona o intercâmbio de futuros profissionais com uma realidade distante do desenvolvimento dos centros urbanos oferecendo um crescimento pessoal e fortalecimento da cidadania.
Aciso
Pela primeira vez o Rondon indica um de seus alunos para participar da Ação Cívico Social (Aciso). A atividade será realizada no Pará em parceria com o 4º Distrito Naval da Marinha (4º DN). O convite foi feito pela Força Naval. A Aciso atenderá as comunidades ribeirinhas localizadas na foz do rio Tocantins.
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















