Cultura
Festival Internacional de Cinema de Brasília é aberto com filme de diretor brasileiro
O filme Na Estrada, uma produção estrangeira dirigida pelo diretor brasileiro Walter Salles, foi exibido durante a cerimônia de abertura da 1º edição do Festival Internacional de Cinema de Brasília, na quinta-feira (12).
Além da adaptação de Salles - diretor de Central do Brasil, Diários de Motocicleta, entre outros - do livro On the Road, escrito pelo norte-americano Jack Kerouac, mais 45 longa-metragens de vários países irão participar do festival, que vai até o dia 22 de julho.
A mostra competitiva terá doze filmes e irá premiar com US$ 10 mil os vencedores das categorias de melhor filme, direção, fotografia, ator e atriz - totalizando US$ 50 mil dólares em prêmios.
A proposta dos organizadores era investir na diversidade temática e de estilos para privilegiar os novos talentos, bem recebidos no circuito dos festivais internacionais, mas ainda pouco conhecidos pelo público brasileiro. As inscrições foram limitas a cineastas com, no máximo, três títulos no currículo.
O festival também dedicou um espaço especial para as novidades latino-americanas, segmento marcado por obras com forte conotação político-social e representado por sete títulos, todos dirigidos por mulheres.
“Identificamos o crescimento do número de mulheres filmando e achamos interessante associar isso à maior presença feminina na vida pública latino-americana, com várias mulheres no poder”, disse o diretor-geral do festival, Nilson Rodrigues.
O evento também terá mostras dedicadas ao novo cinema europeu (representado por quatro títulos); à produção cinematográfica africana (com cinco filmes); ao chamado cinema independente norte-americano (com seis obras) e ao cinema de animação.
Leia mais:
História do Cinema Brasileiro relata o avanço do cinema nacional
Cinema do Brasil quer ampliar a distribuição no mercado internacional
Decreto que regulamenta Recine contribui com crescimento do mercado audiovisual
Fonte:
Agência Brasil
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















